Significado de Pansexual

O que é Pansexual

Pansexual é a pessoa que se interessa por todas as categorias de gêneros sexuais. Nesse caso, um indivíduo pansexual não se limita somente ao seu gênero, seja ele feminino ou masculino. Ele está interessado nos vários tipos de sexualidades, como, por exemplo, os transgêneros, que são pessoas que nascem com um sexo, mas que acabam se identificando com o sexo oposto, ou então os intersexuais, que são aqueles que se identificam com os dois gêneros: masculinos e feminino.

Em resumo, o significado de Pansexual remete à pessoa que gosta de todos os gêneros sexuais que existem, sem qualquer tipo de distinção e sem se limitar à questão binária do gênero homem e mulher.

A palavra pansexual tem sua origem etimológica surgida a partir do prefixo grego “pan”, que tem como significado “tudo” ou “todos”. Juntando com a palavra “sexual” resulta em um termo que tem como significado o desejo por todos os tipos sexuais.

Vale ressaltar que isso nada tem a ver com uma ideia errada de que os pansexuais são atraídos sexualmente por qualquer tipo de ser vivo, o que incluiria plantas e animais. Apesar de muito difundido, esse tipo de pensamento está totalmente equivocado, pois a pansexualidade está direcionada só na diversidade do gênero sexual dos seres humanos.

Ou seja, o mito de que um indivíduo pansexual transa com árvores, por exemplo, é nada além de um mito. E aqueles que sentem desejo sexual por animais são denominados de zoófilos e não têm qualquer relação com os pansexuais.

Pansexualidade e Bissexualidade

Vale dizer que, ao contrário das pessoas que são bissexuais, que se atraem exclusivamente por indivíduos do sexo feminino e masculino, os indivíduos pansexuais superam e muito essa barreira. Isso porque eles não interpretam a questão do gênero como apenas dois tipos tão rígidos como homem e mulher, mas sim como algo muito mais fluído e complexo e que varia de cada pessoa. Já a bissexualidade é a simples atração pelos dois sexos que são reconhecidos pelos seres humanos.

Em geral, os indivíduos transgêneros ou intersexuais são aqueles mais próximos de compreender essa questão e também de se compreenderem como pansexuais, muito porque eles enxergam muito mais nuances, sentimentos e desejos nos vários níveis existentes entre os sexos masculino e feminino.

Porém, é importante deixar claro que a pansexualidade não é exclusiva dos transgêneros ou dos intersexuais. Os denominados cisgêneros, isto é, todos aqueles que não pertencem ao mundo transgênero também podem se considerar como pansexuais.

Vale destacar que, assim como a heterossexualidade e a homossexualidade, a pansexualidade se restringe apenas ao gênero humano, excluindo desse universo as práticas sexuais que não estão associadas a esse aspecto. Enquanto a heterossexualidade se identifica com o sexo oposto e a homossexualidade deseja pessoas do mesmo sexo, a pansexualidade não faz restrição, mas dentro do gênero humano. Ou seja, ser pansexual não significa que a pessoa possui certos comportamentos sexuais inadequados, como o incesto, a necrofilia, a pedofilia, entre outros.

O significado de Pansexual está na categoria Significados