Significado de Paradoxal

O que é Paradoxal

Paradoxal é um adjetivo de dois gêneros, cujo significado remete àquilo que contém ou engloba um paradoxo, ou seja, a algo que é incoerente ou absurdo. Paradoxal remete também a algo que tem característica contraditória.

Conheça a seguir alguns sinônimos de paradoxal:

  • Absurdo;
  • Antagônico;
  • Contraditório;
  • Disparatado;
  • Ilógico;
  • Incoerente;
  • Incompatível;
  • Incongruente;
  • Insensato;
  • Irracional;
  • Ridículo.

Já a palavra paradoxalmente, um termo derivado de paradoxal, é um advérbio de modo que expressa uma forma paradoxal ou mesmo estranha de agir ou fazer algo.

A paradoxalidade é um substantivo feminino, cujo significado indica a característica ou mesmo particularidade daquilo que é paradoxal.

O termo paradoxal na filosofia é muito utilizado e ajuda no progresso desta e de outras ciências. Isso porque o paradoxo ajuda a definir o que é contraditório, porém, tem sentido. Trata-se de um pensamento muito ligado aos filósofos estoicos.

Respiração paradoxal

O termo paradoxal é utilizado para várias abordagens. Um deles é a respiração paradoxal, uma expressão bastante comum dentro da medicina, que aponta para uma condição de respiração irregular por parte do paciente, decorrente de uma instabilidade no tórax. Esse problema é mais fácil de ser verificado quando a pessoa está deitada de barriga para cima, também conhecido como posição supina. Entre as causas da respiração paradoxal estão possíveis fraturas no tórax, mais especificamente nas costelas, esterno ou coluna vertebral.

O pulso paradoxal, também conhecido como pulsação paradoxal, tem o mesmo princípio da respiração paradoxal. Neste caso, há uma queda na pressão arterial durante o processo de inspiração. Ela é denominada desta forma por conta da tendência de subida da pressão arterial durante a expiração, sendo, portanto, um paradoxo à queda. Esse problema pode apontar para diversas doenças respiratórias.

Incontinência paradoxal

A incontinência paradoxal, por sua vez, destina-se a indicar uma situação de perda involuntária de urina. Isso ocorre quando a bexiga não é esvaziada e a urina se torna excessiva em relação à capacidade da bexiga em armazená-la. Normalmente é causada por uma obstrução urinária.

Há também a diarreia paradoxal, muito conhecida como incontinência fecal. Neste caso, as pessoas geralmente liberam muco e desenvolvem fecalomas, que são fezes duras que acabam se alojando nas paredes do intestino. Ela se chama diarreia paradoxal, pois costuma ser causada pela famigerada prisão de ventre, que impede que a pessoa vá ao banheiro eliminar suas fezes. É, portanto, um paradoxo à diarreia.

Efeito paradoxal e ansiedade

Segundo a medicina, o efeito paradoxal ocorre quando um procedimento terapêutico qualquer acaba proporcionando efeito contrário ao que é esperado.

No que tange a ansiedade, o efeito paradoxal é desencadeado quando a pessoa se empenha ao máximo em combater as causas relacionadas à ansiedade, mas as atitudes dela acabam aumentando ainda mais os níveis de ansiedade.

O significado de Paradoxal está na categoria Significados