Significado de Paralaxe

O que é Paralaxe

Paralaxe é o nome que recebe o deslocamento aparente de um objeto quando observado a partir de dois pontos distintos. Se duas pessoas observam um mesmo objeto a partir de pontos de vista diferentes ou se um mesmo indivíduo observa um objeto comparando dois pontos de observação, se produzirá a impressão que o objeto está em um posicionamento diferente em um e outro ponto de observação, e isso é a paralaxe.

Um exercício bastante simples para o entendimento e constatação do fenômeno da paralaxe é o seguinte: estique um de seus braços para a frente perpendicular ao chão de modo que sua mão fique mais ou menos na altura de sua cabeça. Agora erga o seu dedo indicador e o observe fechando um do seus olhos, em seguida faça o mesmo agora observando o dedo fechando o outro olho. Note que cada olho que observa o dedo o vê em uma posição diferente, ou mais à esquerda ou mais à direita. Esse é um deslocamento aparente gerado pela fonte de observação, é a paralaxe.

Paralaxe na Astronomia

Em nosso dia a dia a paralaxe é mais uma curiosidade sem grandes aplicações práticas, contudo, em astronomia ela é fundamental para o cálculo da distância de objetos no espaço, como estrelas e galáxias.

A paralaxe na astronomia é o mesmo fenômeno que podemos constatar em nosso cotidiano, contudo, na ciência dos astros o que se constata é uma deslocação aparente de um astro quando observado de diferentes pontos no espaço. E quando se observa dois astros diferentes a partir dos mesmos pontos de observação, os diferentes resultados obtidos em seu deslocamento aparente fornecem dados valiosos aos astrônomos, ou seja, comparando a paralaxe obtida nas duas observações obtém-se dados imprescindíveis para o cálculo de suas distâncias.

Quanto mais distante estiver um astro de seu ponto de observação menor será a paralaxe observada, e assim obtendo esses dados, comparando com outros já obtidos, e cruzando informações, os astrônomos conseguem calcular a distância de qualquer corpo celeste em relação à Terra.

Para se contatar a paralaxe e para se calcular essas distancias que são imensas, não bastam que dois observadores registrem suas observações em pontos distintos do planeta. É preciso que cada observação seja feita em pontos distintos da passagem da Terra em sua órbita pelo Sol. Essas diferentes observações feitas em posições distintas da Terra no espaço e no tempo permitem traçar um ângulo no céu que, com o auxílio da trigonometria, consegue-se estipular a distância dos astros.

Paralaxe Diurna e Paralaxe Anual

Os dois tipos de paralaxe mais comuns utilizados para a medir a distância dos astros em relação a Terra são a paralaxe diurna e paralaxe anual.

Na paralaxe anual, toma-se como base de observação um ponto da Terra e um ponto no Sol, e por isso essa paralaxe também é conhecida como paralaxe heliocêntrica. Na paralaxe diurna, usa-se dois pontos distintos do planeta Terra para fazer a medição e/ou espera-se 6 horas para se tomar cada medição. Esse tipo de paralaxe também é conhecida como paralaxe geocêntrica.

Paralaxe na Fotografia

Em fotografia, a paralaxe aparece no que tecnicamente é chamado de erro de paralaxe. É a diferença de posição entre o que é visto no visor da câmera pelo fotógrafo e o que é capitado por sua lente.

O significado de Paralaxe está na categoria Significados