Significado de Participação Social

O que é Participação Social

Participação social é uma expressão. Participação é um substantivo feminino, que vem do Latim particeps, que significa “aquele que faz parte, que reparte algo”. Social é um adjetivo de dois gêneros que se origina do Latim associare, que quer dizer “juntar, agrupar”.

O significado de Participação social é a determinação da contribuição de indivíduos na organização da sociedade, isto é, é um conceito que está relacionado à influência que as pessoas possuem na organização de uma determinada sociedade.

A participação social é uma expressão que é estudada pela Sociologia, como um princípio de:

  • Integração entre os indivíduos nos mais diversos núcleos organizacionais da sociedade,
  • Sentido de norma ou valor em que são avaliados os tipos de organização de natureza social, política, econômica, etc.

A participação social também é conhecida como participação comunitária, pois acaba sendo fundamental para os processos de mudanças a favor de todos os grupos que compõem a vida em sociedade.

Quando há a correta participação social, as classes tidas como menos favorecidas – tanto social como economicamente – têm a oportunidade de dar suas opiniões e podem participar de decisões sociais importantes.

É, portanto, dizer que a participação social faz parte do Estado Democrático.

Participação social e trabalho voluntário

A participação social tem sua compreensão como uma forma de envolvimento de indivíduos, de maneira isolada ou em grupos, onde realizam ações em prol de uma causa coletiva.

Diversas ações positivas podem ser observadas através de atividades realizadas por pessoas que se comprometem com o trabalho voluntário.

O trabalho voluntário não fornece qualquer remuneração para aquele indivíduo que presta o serviço, sendo, para tanto, uma atitude feita de livre e espontânea vontade. Um indivíduo pode decidir trabalhar voluntariamente para ajudar alguma entidade, organizações ou obra filantrópica.

De modo geral, este tipo de trabalho tem alguma causa social ou movimento comunitário.

A presença ativa ou passiva em eventos, associações de moradores, clubes esportivos, etc., também são exemplos de atuação de participação social.

Participação social no Brasil

No Brasil, a ex-presidente Dilma Rousseff fez a instituição de dois programas: a Política Nacional de Participação Social (PNPS) e o Sistema Nacional de Participação Social (SNPS), estando disponíveis para leitura no Decreto de Lei nº 8.243/2014.

O decreto foi firmado com a finalidade de fortalecer e criar uma maior aproximação entre a sociedade e as decisões dos programas e políticas públicas, para que assim ocorra uma maior participação social na gestão pública.

A participação social no SUS, por exemplo, envolve a busca da definição e execução da política de saúde. Já na participação social e cidadania, procura-se garantir os direitos da população.

Na educação, a participação social tem como objetivo aperfeiçoar a qualidade e o acesso à educação para crianças, jovens e adultos.

O significado de Participação Social está na categoria Significados