Significado de Páscoa

O que é Páscoa

Páscoa é um substantivo que chega ao português derivado do latim vulgar “pascua”, que vem do grego “páscha” que, por sua vez, surge do hebraico “pasach”. O significado de Páscoa é, literalmente, “passagem”.

O que é Páscoa

A festa da Páscoa, a princípio, é judaica e celebra a libertação do povo judeu do Egito, onde eles estavam escravizados. Essa libertação foi feita por meio de Moisés, que abriu o mar vermelho para possibilitar a fuga.

A celebração da páscoa judaica tem início no mês linar de Nisan, na tarde do dia 14.

Com a ideia de passagem, a Páscoa também passou a fazer parte das comemorações cristãs, desta vez comemorando a ressurreição de Jesus Cristo, ou seja, a passagem da morte para a vida eterna.

A páscoa cristã é comemorada em um domingo, inserido na Semana Santa, que tem início com a Quinta Feira Santa. Na Quinta feira é celebrada a última ceia e o rito de lavar os pés, na Sexta Feira Santa é lembrada a morte de Jesus e, no Sábado de Aleluia e no Domingo de Páscoa comemora-se a ressurreição e a aparição de Jesus a seus discípulos.

A data da festa da Páscoa foi estabelecida pelo Concílio de Niceia (em 325) como o primeiro domingo depois da primeira lua cheia do equinócio. Da Páscoa dependem todas as outras festas móveis, incluindo o carnaval.

A Páscoa cristã é comemorada em todos os países que praticam religiões de origem cristã e a páscoa judaica é comemorada por judeus ao redor de todo o mundo.

Símbolos da Páscoa

A Páscoa possui diversos símbolos, sendo os mais populares o coelho e o ovo.

O coelho transformou-se em um símbolo da Páscoa, pois a celebração, no hemisfério norte, acontece no fim do inverno e início da primavera, período no qual os coelhos aparecem nos campos com seus filhotes, pois é a época de fertilidade.

O ovo, muito semelhante ao coelho, também passou a ser símbolo pascal devido à sua ligação com a fertilidade. O ovo representa o início da vida, por isso, passou a ser um dos costumes da páscoa moderna presentear as pessoas com ovos de chocolate.

 

 

O significado de Páscoa está na categoria Significados