Significado de Páscoa Cristã

O que é Páscoa Cristã

A Páscoa Cristã, como a representação da Ressurreição de Jesus Cristo é uma das mais importantes festividades comemoradas pelos cristãos de todo o mundo.

Segundo a tradição cristã, Jesus ressuscitou após três dias da sua crucificação pelos soldados romanos e este momento é celebrado pelos fieis como o símbolo da esperança concedida por Deus aos homens.

A Páscoa é comemorada no final da Semana Santa, que marca o fim do período de quarenta dias (Quaresma) em que os cristãos realizam reflexões e várias penitências como alusão aos 40 dias em que Jesus passou no deserto com fome e sede e suportando as tentações do Diabo.

De acordo com o calendário cristão, após o fim do Carnaval, inicia-se o período de quaresma em que os cristãos recolhem-se em orações, reflexões e penitências. Findo este momento, tem-se o Domingo de Ramos que antecede o Domingo de Páscoa.

O Domingo de Ramos é a data que se comemora a entrada triunfante de Jesus Cristo em Jerusalém montado em um jumento, enquanto era aclamado pelo povo. A semana que liga o dia de Ramos e a Páscoa é conhecida como Semana Santa ou Semana da Paixão, onde ocorreram diversos eventos importantes para a liturgia cristã.

A Quinta-Feira Santa foi o dia em que Jesus realizou a Ultima Ceia com os seus discípulos e a Sexta-Feira Santa é lembrada como o dia em que Jesus morreu. O Sábado de Aleluia ou Vigília Pascal é o momento em que os cristãos aguardam, em orações pela ressurreição de Cristo.

A data de comemoração da Semana Santa e da Páscoa é móvel, ou seja, não possuem uma data fixa como outras datas comemorativas importantes. A data é estipulada depois da primeira lua cheia que acontece na primavera no Hemisfério Norte, enquanto é outono no hemisfério sul. Deste modo, a data de comemoração da Páscoa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

A celebração da Páscoa é uma tradição de origem judaica onde se comemoram a Pessach que, ao ser traduzido do hebraico significa passagem. Para eles, a comemoração se reporta a fuga do povo hebreu do seu cativeiro no Egito como é descrito no livro do Êxodo presente no Velho Testamento bíblico, escravidão esta que durou cerca de 400 anos.

Na tradição cristã, o domingo de páscoa é celebrado com cerimônias religiosas como missas e cultos, e reunião de familiares para almoçarem e celebrarem com alegria este importante momento religioso.

As pessoas evitam consumir carne vermelha e se alimentam com peixes e ovos, principalmente o bacalhau, juntamente com os ovos de chocolate (que não fazem parte dessa tradição), mas que ganharam maior espaço no comércio, assim como a figura do Papai Noel no Natal.

Contudo, durante o período de preparação da Páscoa há alguns elementos que simbolizam essa tradição como, por exemplo, a Cruz ( que remete a vitória de Jesus sobre a morte, a salvação e sua ressurreição); o Pão e o Vinho (representam a vida eterna e fazem parte da Última Ceia onde o Pão é o corpo e o Vinho o sangue de Cristo); e o Cordeiro (o próprio Jesus sendo sacrificado para salvar a humanidade).

O significado de Páscoa Cristã está na categoria Significados