Significado de Peculiar

O que é Peculiar

Peculiar é um adjetivo que pode se referir tanto ao gênero masculino como para o feminino. Sua origem é incerta já que existem duas referências:

  • A palavra em Latim peculium, que significa propriedade privada e também referia-se a rebanhos.
  • E a palavra em Latim peculiarisque significa o que é distintivo de alguém ou algo.

O que é Peculiar?

O significado de Peculiar é algo que é próprio de uma pessoa ou coisa, algo característico ou especial.

Hoje, portanto, pode-se afirmar que a palavra peculiar não é mais relacionada ao gado ou ao dinheiro (pecúlio), permanecendo com a referência de peculiaris. Assim, peculiar se torna uma definição para descrever alguém ou algo que tenha uma característica distintiva física ou mesmo de personalidade.

Peculiar pode ser sinônimo de algo estranho, invulgar ou até esquisito, tendo sentido pejorativo ou depreciativo. Acontece quando alguma pessoa quer menosprezar outro indivíduo ou algo.

A palavra peculiar deriva-se do substantivo peculiaridade, que tem como sinônimo a singularidade ou particularidade. Desse modo, é definido como algo que é distinto, que destaca as características pessoais de uma pessoa.

O termo peculiar é muito usado em momentos de classificar algo que é especial, principalmente quando não acha-se um termo de tamanho impacto.

É interessante saber que a palavra peculiar na língua inglesa escreve-se da mesma forma, apenas com sua diferenciação na sílaba tônica.

Exemplos de frases com o termo Peculiar

“Grande parte das pessoas possui algum hábito peculiar em suas vidas.”

“Renata tem uma forma peculiar de falar, muitos não a entendem.”

“Uma regra peculiar foi criada para a confusão dos demais.”

O significado de Peculiar está na categoria Significados