Significado de Pedagogia

O que é Pedagogia

Pedagogia é um substantivo feminino com origem na Grécia Antiga com o termo paidagogós, que inicialmente era composto por paidos, que significa criança, e gogía, que significa acompanhar ou conduzir. Este conceito era uma referência a situação em que um escravo era quem levava as crianças para a escola.

Pedagogia é o conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do ensino, que estão associados à preocupação em compreender a educação.

A pedagogia faz parte da administração de escolas e é ela que conduz os assuntos educacionais, tendo como princípio que a educação é uma tarefa própria do ser humano e o desenvolvimento dela acontece através do meio social.

A pedagogia atua através de processos e técnicas que considera mais eficientes para estudar os ideais de educação, de modo que estimule a capacidade dos indivíduos, de acordo com objetivos determinados.

O significado de Pedagogia é, portanto, uma ciência que tem a educação, o processo de ensino e a aprendizagem como objetos de estudo.

O pedagogo é o profissional que possui graduação em pedagogia – o qual pode atuar dentro da área da administração escolar, em cargos de supervisor, orientador ou mesmo diretor da escola. O pedagogo ainda pode atuar no magistério.

A pedagogia, portanto, irá fazer com que o professor tenha capacidade para enfrentar todos os desafios que uma sala de aula oferece.

Paulo Freire é um dos grandes nomes relacionadas a pedagogia, desenvolvendo teorias que se tornaram referência para muitos professores e pedagogos do Brasil. Outros grandes importantes nomes da pedagogia podem ser citados, como é o caso de John Dewey e Jean Piaget.

Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia é o nome do último livro de Paulo Freire lançado um ano antes de sua morte.

A obra aborda – segundo suas experiências com classes menos abastadas da sociedade brasileira e com sua linha reflexiva de esquerda – um projeto de educação que consiga dar chances aos menos favorecidos para que se torne um modelo de organização social neoliberal.

Paulo Freire aponta quais são os saberes necessários para a prática da educação, para que a mesma se estabeleça com condições de respeito e vigor, sem regras e prescrições a serem seguidas.

O educador afirma em sua obra que é importante que o educador se comprometa com a real mudança da sociedade, de modo que ele consiga ter um espírito autocrítico que incentive-o a construir (juntamente com os seus educandos) o próprio espírito crítico deles. Assim, o conhecimento será a união do incentivo do professor com a iniciativa dos alunos ao invés de limitar-se a se tornar somente uma autoridade que transmite o conteúdo de um livro.

Dessa forma, a formação desejada por Paulo Freire é de que o educando tenha autonomia e dignidade, para que o docente o auxilie a estabelecer um objetivo para buscar o conhecimento, estimulando a criatividade e suas qualidades críticas.

Pedagogia empresarial

A pedagogia empresarial tem como meta dar suporte às relações entre empregador e empregado, utilizando-se de teorias educativos dentre do ambiente de trabalho (interagindo com todos os setores da empresa) para que haja melhorias no desempenho dos colaborados, e que possuam maior satisfação.

O pedagogo empresarial é o profissional que possui essa responsabilidade – trazendo para a empresa projetos de educação, cursos e palestras, por exemplo, para que sempre haja um aperfeiçoamento dos funcionários para as suas áreas de atuação, para o mercado e para suas relações com outras pessoas dentro da organização.

O significado de Pedagogia está na categoria Significados