Significado de Pedra Lascada

O que é Pedra Lascada

Pedra Lascada, também é conhecida como Período Paleolítico, é o nome usado para referenciar a 1º fase da Idade da Pedra. Esse tempo vai de dois milhões a dez mil anos a.C, logo depois chega o início do Período Neolítico.

Esse período pré-histórico é caracterizado pela criação de ferramentas como:

  • Lanças
  • Machados
  • Cajados
  • Facas
  • Entre outras armas e ferramentas feitas com madeiras e ossos.

O que foi o período Paleolítico?

Neste momento a sobrevivência baseava-se na pesca, caça de animais e coleta de alguns alimentos como raízes, folhas e frutos.

Os homens que habitaram esse período eram nômades, ou seja, eles se mudavam de acordo com sua necessidade por comida, água, ou até mesmo por abrigo e segurança. Eles viviam, geralmente, em cavernas e em vãos de pedras formados entre as rochas.

Economia

Nesta etapa do período Paleolitico, a economia girava em torno apenas da sobrevivência, ou seja, eles produziam alimentos para si próprios somente. Não produziam ou distribuíam com fins comerciais, tudo o que era capturado ou produzido servia apenas para a sobrevivência do grupo.

Tudo coletado, caçado ou plantado pelo grupo era dividido, bem como: ferramentas de caça e utensílios de uso geral não pertencia a uma só pessoa, mais sim para toda a comunidade.

Os homens daquela época se juntavam a pequenos grupos, e tinham a missão de ir à caça, pesca e proteger o grupo. Enquanto que as mulheres ficavam com a responsabilidade de preparar os alimentos e cuidar das crianças.

Comunicação

A comunicação entre o povo se dava por meio de ruídos, pinturas em cavernas e pedras, que serviam para trocas de experiências, marcar o tempo e transmitir sentimentos.

A maior descoberta dessa fase foi a produção do fogo, que inicialmente era feito através de fricção de 2 pedras com um maço de palha seca sob elas, a faísca que saía incendiava a palha e formava o fogo. Ou então girava-se um graveto sob o outro obtendo faíscas e também incendiando a palha.

Os seres que viveram na época da Pedra Lascada foram os Hominídeos: Australoptécos, Homo Habilis, Homo Erectus, Homo Sapiens, Homem de Neanderthal e Homem de Cro-Magno.

Pedra Lascada e Pedra Polida

O período da Pedra Polida, que também é chamado de Período Neolítico, ocorreu após o fim da Pedra Lascada, de 12 a 4 mil anos a.C.

Essa fase se destaca pelo início das primeiras construções e civilizações na área da Mesopotâmia, além de apresentar os primeiros indícios do desenvolvimento do que parece ser agricultura e também onde se iniciaram as primeiras criações e domesticações de alguns animais.

Nesta fase, os seres já deixaram de ser nômades e começaram a ter moradia fixa, contribuindo para o surgimento das primeiras comunidades, bem como das primeiras vilas, tribos e aldeias.

Logo de início, esse período foi marcado com o término das glaciações (épocas em que o planeta ficava praticamente todo coberto de gelo) e terminou com o desenvolvimento na Mesopotâmia.

Significado de Pedra Polida

Esse período recebeu esse nome pelo costume que os homens daquela época tinham de polir as pedras que seriam usadas para fabricar suas ferramentas e instrumentos como: lanças e machados.

O significado de Pedra Lascada está na categoria Significados