Significado de Pedras

O que é Pedras

Pedras são como costumeiramente chamamos a qualquer pedaço mineral duro ou de qualquer rocha que encontramos soltos ou estão em um tamanho reduzido, por assim dizer. As pedras podem estar nas estradas, espalhadas pelo chão, podem ser usadas na arquitetura de ambientes, como as pedras brita colocadas no quintal de algumas casas.

Tal como as rochas, portanto, as pedras são formadas pela combinação de minerais ou a partir de erupções vulcânicas e a formação do chamado vidro vulcânico. Pedras e rochas são basicamente a mesma coisa em sua constituição, o que diferem umas das outras é o seu tamanho. As rochas formam grandes e pesadas estruturas minerais, enquanto as pedras podemos em geral ergue-las com a mão.

Podemos chamar também de pedras aquilo que tecnicamente os profissionais da saúde chamam de cálculo. Quando minerais de amônio, fósforo ou cálcio se acumulam dentro do corpo humano ou de algum animal, geralmente no aparelho urinário, temos o risco de ocorrer a formação de cálculos, o que popularmente podemos chamar de pedras, de onde vem os termos recorrentes “pedras nos rins” ou “pedras na vesícula”. Essas pedras, depois de formadas, se espalham pelo aparelho urinário podendo provocar bastante dor.

Pedra é o nome de um município localizado no agreste de Pernambuco, no vale do Ipanema. O município de Pedra foi fundado em 1881 e conta hoje com cerca de 22 mil habitantes. Em Alagoas temos o município de Delmiro Gouveia, que teve seu nome alterado, antes era conhecido como município de Pedra.

Como gíria, “pedras” também pode se referir a uma determinada quantidade de crack. Quem fuma pedra fuma crack. Os noticiários sempre fazem referências às pedras de crack apreendidas pela polícia.

Pedras Preciosas

Chamamos de pedras preciosas aos minerais, pedaços de rocha ou qualquer material que ao ser polido e lapidado ganhe características ornamentais, podendo ser usados como objetos de decoração ou como adornos a serem usados em joias. Algumas pedras preciosas, por sua beleza e raridade, têm grande valor comercial, e entre as mais importantes temos: diamante, ametista, rubi, esmeralda e safira. As pedras preciosas também são conhecidas como gemas.

O significado de Pedras está na categoria Significados