Significado de Pentágono

O que é Pentágono

Pentágono é um substantivo masculino. O termo é uma junção do Grego penta, que significa “cinco”, mais o sufixo Grego –gono, que quer dizer “ângulo”.

O significado de Pentágono é a figura geométrica que possui cinco lados e ângulos regulares. Na Geometria, portanto, o pentágono pode ser classificado em:

  • Regulares,
  • Irregulares.

No caso do pentágono regular, os lados e ângulos possuem o mesmo tamanho, sendo que a soma dos ângulos internos é 540° (cada ângulo interno tem a medida de 108°). O ângulo central de um pentágono regular mede 72°.

Um pentágono irregular é aquele que possui lados ou ângulos diferentes.

Como todo e qualquer polígono, excetuando-se o triângulo, o pentágono pode ser classificado como não equiângulo ou como equilátero.

O Pentágono nos Estados Unidos

Pentágono é o nome da sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, sendo este um símbolo forte de poder e segurança desta nação.

Inaugurado em janeiro de 1943, o Pentágono localiza-se em Virgínia, no condado de Arlington, em Washington, D.C., abrigando os funcionários – cerca de 33 mil! – das Forças Armadas (do Exército, da Marinha e da Aeronáutica). A construção do Pentágono teve como intuito centralizar os órgãos de defesa em um único lugar, próximo à Casa Branca – decisão estratégica tomada ainda em 1941, no decorrer da Segunda Guerra Mundial.

O nome Pentágono surgiu por conta da estrutura original do terreno, que também era pentagonal. Com cinco andares e dois subsolos, o Pentágono abriga mais de 2 mil cômodos: grande parte é baias e saletas para que ocorram atividades burocráticas. Para tanta coisa, é de se imaginar que a área não é nada pequena: são aproximadamente 620 mil metros quadrados!

Para curiosidade, só de fachada o prédio contém 431 metros de comprimento.

É neste local que grandes e importantes decisões são feitas, em especial para operações de guerra. Existem salas com arquivos confidenciais que são mantidas pelos militares.

No dia 11 de setembro de 2001, juntamente com as “torres gêmeas” do World Trade Center, o Pentágono sofreu ataques terroristas. Um avião sequestrado pelos terroristas da Al-Qaeda chocou-se contra o prédio, matando 189 pessoas (destas, 69 estavam na nave e 125 no Pentágono).

Após os ataques do 11 de setembro, muitas teorias de conspiração foram levantadas afirmando que os próprios Estados Unidos estavam por trás dos ataques. No caso do Pentágono, sites e documentários pregam que o prédio na verdade foi atingido por um míssil norte-americano, pois mesmo com o impacto do avião terrorista, a construção manteve dois anéis ainda intactos.

O significado de Pentágono está na categoria Significados