Significado de Pentagrama Invertido

O que é Pentagrama Invertido

O Pentagrama, segundo O mago Eliphas Levi, representa os cinco elementos: ar, água, terra, fogo e o akasha (éter primordial) que segundo a magia, representa o princípio divino. Assim como indica o domínio do homem sobre esses cinco elementos.

Na Idade Média era associado a proteção contra o mal. Para os Druidas, o divinal, a perfeição.

Na China indica o eterno ciclo da vida, de construção e desconstrução. Já para os judeus é o símbolo da estrela de Davi.

No decorrer dos milênios, o significado desse símbolo foi por vezes alterado e transformado de acordo com as concepções, crenças culturais e saberes religiosos de cada povo.

 Atualmente, devido ao advento da Nova Era e a sua forte conexão mística com os poderes do universo, o pentagrama foi relacionado fortemente à magia ritual.

Fato esse que gerou um grande preconceito relacionado ao tema e aos conceitos que ele implica.

Entretanto, se olharmos para trás, ao longo da história, podemos ver que ele tem sido utilizado ao longo dos anos com a maior diversidade simbólica representando a cosmologia de diversas religiões.

No Ocidente, o pentagrama foi profundamente atrelado à magia benéfica levando os magos, ditos negros, a invertê-lo para conjurar a magia negra. 

Pentagrama Invertido e seu significado

Apesar desse símbolo mágico estar envolto em mistério, não é uma tarefa impossível desvendá-lo.

O pentagrama é atrelado à magia benéfica, a perfeição e ao divino. Quando invertido o intuito é ir de encontra a essa identidade religiosa. O objetivo é distorcer todos os princípios positivos.

Nele, o ícone é posto com duas pontas para cima e uma ponta para baixo. A ponta para baixo indica a porta do Inferno.

Também, afirmam que o formato é atrelado ao rosto de Baphomet, o símbolo do satanismo, em que as duas pontas em cima são os chifres, as duas laterais são as orelhas e a única embaixo é a barba.

Outra associação é que as duas pontas de cima são o equilíbrio de forças contrárias, como feminino e masculino, vida e morte afirmando que a força material está acima da espiritual.

O poderio desse ícone é tão imenso que resultou, nos rituais satânicos, na criação do Ritual do Pentagrama Invertido.

Esse rito inicia e encerra todos os outros rituais. O propósito é organizar a mente antes e depois dos eventos e também para abrir e fechar os portais do Inferno. Dessa forma, ele possui cinco etapas:

  • O Estabelecimento da Árvore da Vida;
  • A Invocação/Banimento com os Príncipes Coroados do Inferno;
  • Conjuração dos Quatro Demônios Dirigentes;
  • Invocação a Satã;
  • Encerramento.
Compartilhe este significado: