Significado de Pergaminho

O que é Pergaminho

Pergaminho é uma palavra que chega ao português derivada do latim pergamina ou pergamena que, por sua vez, vem de pergaméne, original grego.

O que é Pergaminho

O pergaminho é o material no qual os gregos escreviam. Não se deve confundir papiro com pergaminho.

O papiro era utilizado principalmente pelos egípcios e feito a partir do caule de uma planta aquática de nome cyperus papyrus. O caule era cortado em diversas tiras, que eram coladas umas nas outras, polidas e colocadas ao sol para secar. Após a secagem, o papiro estava pronto para ser utilizado.

Já o pergaminho, utilizado pelos gregos, era feito de pele de animais, em geral de carneiros e ovelhas. Quando era produzido com pele de carneiro, o pergaminho podia ser chamado de velino. Há quem chame de papel velino, mas isso é um anacronismo, pois o papel é inventado pelos chineses no ano 105 a.C. e demorado muito tempo para chegar até a Europa, por volta do século XIII. A pele era tratada com sol e esticada. É possível que o pergaminho tenha se originado no século 2 a.C., na cidade de Pérgamo, por isso seu nome.

Tano o papiro quanto o pergaminho eram materiais caros e de produção demorada e difícil. O pergaminho era um bom substituto do papiro por possuir a vantagem de ser flexível e de ser possível raspar o que havia sido escrito para que se escrevesse algo novo por cima. Além disso, o material do pergaminho era muito mais duradouro que o do papiro.

A palavra pergaminho também teve seu significado estendido e passou a designar também qualquer conteúdo escrito, como é o caso dos famosos Pergaminhos do Mar Morto, encontrados no Oriente Médio.

Os pergaminhos foram o material utilizado para preservar e passar adiante os textos da Antiguidade Clássica. Clássicos como a Eneida eram copiados por monges para que pudessem ser distribuídos. A prática foi substituída em 1455 quando o alemão Gutemberg inventou a imprensa, uma forma mais rápida e prática de copiar e difundir textos.

Assim, o pergaminho foi posto de lado, mas, por muito tempo, ainda foi utilizado em situações importantes, como diplomas de grau universitário ou mesmo títulos de nobreza, pois o material do pergaminho é de difícil falsificação.

O pergaminho passou para os dias atuais como a imagem de algo que é permanente, pois foi o primeiro material duradouro e flexível para escrever.

O significado de Pergaminho está na categoria Significados