Significado de Pertinente

O que é Pertinente

Pertinente é um adjetivo de dois gêneros, ou seja, serve tanto para o sexo masculino como para o feminino. A palavra tem origem na palavra em Latim pertinens – particípio passado de pertinere – que significa alcançar, relacionar, esticar ou relacionar-se com.

Significado de Pertinente

O termo pertinente tem como definição o que é concernente ou a que pertence, pode indicar algo oportuno ou até mesmo apropriado.

Pertinente pode ser uma palavra empregada para indicar um fato que se sucedeu a propósito de um outro fato. Um exemplo simples pode ser dado em relação ao desemprego: com o grande aumento da taxa de desempregados, o governo resolveu tomar medidas pertinentes a esse problema.

A palavra pertinente tem seu uso no sentido de algo ou alguma coisa importante ou relevante. Um exemplo fácil para entendimento é quando há algum comentário (durante um debate ou mesmo durante a sala de aula) que o professor considerada como pertinente, isto é, é importante e útil para ajudar a esclarecer o tema/problema que estão abordando.

Pertinente pode ter sentido de “relativo”, “concernente” ou “pertencente” quando há relação com aquilo que é apresentado ou que está relacionado. Para simplificar, o samba é algo que pertence a cultura brasileira, ou seja, é pertinente a cultura do Brasil.

A palavra impertinente é o antônimo de pertinente. Impertinente também pode ser aplicável para pessoas, referindo-se a um indivíduo inconveniente, chato, atrevido ou inoportuno.

Alguns sinônimos de pertinente ainda podem ser conhecidos: próprio, referente, atinente, apropositado e saliente.  Um exemplo é o caso das mulheres, que popularmente diz-se que todas possuem uma forte intuição – isto quer dizer que essa intuição é pertinente das mulheres, ou seja, próprio delas.

Exemplos com o termo pertinente

“Esse tipo de roupa não é pertinente para uma visita à Igreja.” – No sentido de não estar adequado.

“Você não forneceu informações pertinentes, como posso resolver alguma coisa dessa maneira?” – No sentido de faltar informações relevantes.

“É pertinente que você tenha roupas o suficiente para sua viagem.” – No sentido de ser apropriado.

Compartilhe este significado: