Significado de Peso Neto

O que é Peso Neto

Peso neto refere-se ao peso de um produto sem o peso do embrulho ou da embalagem, algo que não seja o produto em si.

Normalmente o peso neto está discriminado (em quilogramas kg) no pacote da maioria dos produtos, indicando assim o peso exato do produto em questão.

O que é peso neto:

Peso neto assume os significados de precisão de peso, sendo assim o peso do produto puro (ou seja, não é pesado nem com embalagem, adereços de embalagens, papeis, ou qualquer outro material).

Por exemplo, caso você compre mangas no mercado, significa que não se pesa a embalagem da manga, nem o papel, mas sim apenas a manga. Pagamos apenas o que queremos adquirir na realidade. 

Peso neto vem da palavra inglesa “netweigth”  cujos significados estão relacionados a peso neto, ou peso líquido.

As embalagens devem mostrar o valor do peso neto, ou peso líquido, e o peso bruto, sendo o peso bruto o peso total (peso do produto somado ao peso embalagem envolvente).

Peso neto, líquido e bruto:

Como explicado anteriormente, os significados de peso neto e líquido são exatamente os mesmos, pois se referem apenas ao peso do produto. Já o peso bruto é o peso total do produto e da embalagem envolvente, seja uma caixa, papeis, plásticos, ou outro material qualquer que esteja protegendo o produto.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) defende que todos os produtos devem indicar nas suas embalagens o peso neto (ou líquido) e o peso bruto.

O intuito desta medida é dar toda informação ao cliente, o qual consegue saber o preço exato do que está comprando, no caso de indicar ambos os pesos. Significa que o peso neto é o preço justo a pagar pelo que pretendemos.

O significado de Peso Neto está na categoria Significados