Significado de Pessoa

O que é Pessoa

Pessoa significa um ser ou uma criatura humana, podendo ser homem ou mulher, que é ser moral. Uma pessoa é, dessa forma, alguém consciente, com vontades próprias, partindo do principio que goza plenamente das capacidades mentais, sendo responsável por todos os seus atos.

Podemos referir que alguns dos significados deste conceito são: ser, indivíduo, personagem, cidadão, personalidade, ou individualidade. Os significados da palavra pessoa são vários, no entanto utiliza-se o termo com o mesmo intuito, não colocando nunca a moral da pessoa em questão.

O que é pessoa:

Pessoa advém da palavra persona do latim. Gramaticalmente falando, a pessoa é a que antecede o verbo, personificando a pessoa que está agindo, podendo ser também um pronome, que faz a relação entre quem fala e o discurso.  

Na língua portuguesa, apresenta-se em diversas formas os pronomes pessoais, sendo eles diferenciados pela forma verbal utilizada. Difere-se a 1ª e 2ª pessoas, sendo ele quem fala, ou seja, o emissor, ou quem ouve, ou seja, o receptor.

 A 3ª pessoa é aquela de quem estamos falando, ou então as várias formas, excetuando o eu e tu. Por exemplo: No mistério da santíssima trindade, estão presentes três pessoas divinas na mesma natureza.

Apresenta-se a palavra “pessoa”, como usada pela primeira vez por Tertuliano, a qual teve sua origem na luta contra o sabelianismo. 

Enquanto a teologia grega prefere usar o termo “hipóstase”, a teologia latina prefere usar o termo “pessoa”. Deus é, assim, a 1ª pessoa da trindade. Já Jesus, a 2º. A terceira pessoa refere-se ao espírito santo. As três pessoas divinas não se podem dividir, e são vistas como iguais.

Não podemos deixar de fazer a referência aos significados da palavra inicialmente com a letra maiúscula, por exemplo: “o livro que está direito é do poeta Fernando Pessoa.”

Pessoa jurídica:

No ponto de vista judicial, a pessoa jurídica tem como significados alguém com direitos e deveres, a qual representa uma personalidade jurídica.

Neste caso, diferenciamos pessoas jurídicas de direito público de pessoas jurídicas de direito privado. As primeira referem-se a pessoas de diferentes Estados, enquanto as segundas dizem respeito a fundações, ou então organização religiosas.

Por sua vez, o Código Brasileiro está apresentado várias bases legais que estão relacionadas a pessoas jurídicas.

O que significa pessoa jurídica, ou o que é jurídica, simplificando os significados, é uma empresa criada com fim específico (seja administrativa, comercialização de produtos, prestação de serviços ou produção). É registrada através do cadastro nacional de pessoa jurídica.

O significado de Pessoa está na categoria Significados