Significado de pH

O que é pH

pH é uma sigla muito utilizada em português, em especial nas aulas de química. A sigla pH quer dizer potencial hidrogênico.

O que é pH

O pH é um padrão de medidas, uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, de neutralidade ou de alcalinidade presente em uma determinada solução.

O conceito de pH foi criado em 1909 por um dinamarquês, o químico Søren Peter Lauritz Sørensen, que entendeu que o potencial de produção de hidrogênio varia de acordo com a temperatura e também de acordo com a composição das substâncias, pois ácidos, metais, sais e bases possuem pH diferentes.

A escala de pH varia de 0 (o mínimo) até 14 (o máximo), tendo o número 7 como marca de um pH neutro. Qualquer valor de pH abaixo de 7 é considerado como ácido e, acima de 7, como básico, ou alcalino.

Para entender melhor o pH em termos práticos, vejamos alguns exemplos. A água natural possui o pH neutro, 7. Mais ácidos que ela são a saliva humana (com pH entre 6,5 e 7,4), o vinagre (pH 2,9) e a Coca-Cola (com pH em torno de 2,5). Mais alcalinos que a água estão  a água do mar (com um pH 8) e o cloro (pH 12,5).

Um problema bastante comum relacionado ao pH é a azia ou a ardência estomacal. Uma das razões para esses sintomas pode ser o consumo de alimentos com pH baixo (como café e refrigerante). A solução seria a ingestão de itens alcalinos, como vegetais e frutas que possuam pouco açúcar. A mistura de ácido com base tende a aproximar o pH da neutralidade.

pH do sangue

A variação no pH do sangue pode estar na origem ou mesmo como sintoma de diversos problemas de saúde. Idealmente, o pH sanguíneo deve ser 7,4, um valor neutro, tendendo um pouco para o alcalino.

O pH abaixo desse padrão pode ser o meio propício para a proliferação de fungos, bactérias e vírus. Além disso, um sangue com o pH mais ácido pode indicar a falta de oxigenação no organismo, podendo indicar até asfixia.

O significado de pH está na categoria Significados