Significado de Pin-up

O que é Pin-up

Pin-up é uma expressão da Língua Inglesa que se origina a partir do verbo “pendurar”.

O significado de Pin-up foi cunhado durante a Segunda Guerra Mundial, quando os soldados norte-americanos fixavam imagens – em geral desenhos, mas também fotos – de mulheres bonitas em seus beliches ou aeronaves.

Nesse caso, o termo pin-up começou a ser utilizado para fotografias, desenhos ou pinturas de mulheres que eram pendurados pelos soldados durante o período da guerra. Também, pin-up, com esse conceito, pode indicar os que eram publicados em revistas antigas de gênero feminino, além de cartazes, calendários ou até mesmo catálogos de produtos.

Pin-up se classifica como um termo antiquado para material sexualmente empolgante, muito embora em muitos casos não seja explícito, em que há a figura de mulheres caucasianas atraentes e bastante sorridentes que estão de costas, ligeiramente inclinadas e que estão olhando para trás – também é possível que a mulher esteja em posição com as costas arqueadas.

Um exemplo foi Marilyn Monroe que havia iniciado como pin-up. Em geral, modelos ou atrizes da época eram pin-ups, como o caso de Bettie Page, Betty Grable e Dita Von Teese.

Depois de um tempo, um padrão específico de pin-up foi se estabelecendo – a mulher passou a ser voluptuosa, com ares clássicos e retrô e, obviamente, com bastante feminilidade, isto é, favorecendo a sensualidade e sabendo provocar, mas ao mesmo tempo transmitindo um pouco da parte ingênua desse sexo. Embora no começo as ilustrações fossem o alvo principal, o pin-up ganhou forma em seu uso em estampas, em quadros e até mesmo na publicidade.

O estilo pin-up é considerado uma forma de tendência precursora no que se refere ao comportamento mais liberal, afinal não era comum, na década de 1940, que as mulheres aparecessem em fotografias em posições mais sensuais.

Por curiosidade, mesmo que a expressão pin-up tenha sido cunhada entre os anos de 1940 a 1950, há alguns registros de imagens do mesmo estilo datadas do século XIX, mais especificamente no ano de 1890 – são exemplos os cartazes que existiam em cabarés na França.

Hoje em dia, o termo vem sendo bastante utilizado como tendência estética e não mais como comportamento. Nesse caso, uma atual pin-up mantém o estilo clássico das modelos, prezando pelo uso de batom vermelho, pele alva, olhos delineados, roupas em estilo retrô, penteados de estilo rockabilly e postura provocante (e ingênua em conjunto).

Exemplos atuais estão na cultura pop, como Amy Winehouse, Gwen Stefani e Katy Perry. No Brasil, um exemplo é a cantora Pitty, que também acrescentou as tatuagens como característica desse estilo.

Existe um site na internet, chamado de Pin Me Up, que dispõe de uma série de fotografias de mulheres que adotam essa estética.

O significado de Pin-up está na categoria Significados