Significado de Plágio

O que é Plágio

Plágio é um termo cujo significado é copiar ou se apropriar de uma obra qualquer (um texto, foto, vídeo, música, etc) produzida por outra pessoa e assinar essa obra dizendo que é sua própria.

Basicamente, o plágio acontece quando uma pessoa copia o trabalho de outra e não coloca os créditos para o criador original. Esse ato pode acontecer em obras de qualquer tipo, como em livros, músicas, fotografias, desenhos, trabalhos acadêmicos, coreografias, desenhos, enfim, qualquer coisa que seja criada por alguém pode ser plagiada por outra pessoa.

É importante frisar também que um plágio não precisa ser necessariamente a cópia de uma obra completa, mas também se caracterizando pela cópia sem créditos de pedaços da dita obra. Por exemplo, uma música cujo refrão tenha as mesmas notas, musicalidade e ritmo de outra é uma música com plágio. Mesmo que as notas sejam diferentes, mas a musicalidade e o ritmo sejam iguais, o plágio se caracteriza e, por vezes, até mesmo se apenas um instrumento seguir a mesma composição de outra música já é considerado plágio.

O plágio é considerado crime no Código Penal Brasileiro e na lei 9610 é definido como cópia não autorizada de várias informações.
Internacionalmente, o plágio é considerado crime de violação de direito autoral. Em vários países é também uma atitude antiética e extremamente mal vista. Um dos casos mais comuns desse tipo de atitude é o plágio musical.

Quando um plágio é comprovado em tribunal através de uma ação judicial, o plagiador é obrigado a pagar uma indenização ao autor original do trabalho, além de lidar com as consequências negativas para a sua reputação por ter plagiado a obra de alguém.

É importante entender que há uma diferença entre plágio e contrafação. Contrafação é quando um objeto, pintura ou uma obra de arte é falsificada, sendo copiada nos mínimos detalhes, para fazer com que alguém (uma vítima) ache que se trate do trabalho original. A diferença é que, apesar de toda a cópia de informações, a contrafação não tem o intuito de fazer acreditar que a pessoa que a comete é o autor daquela obra, mas sim de fazer acreditar que aquela é a obra original em si. Já no plágio, o plagiador espera receber os créditos de um trabalho que essencialmente não fez.

Plágio em Trabalhos Acadêmicos

O mundo acadêmico está repleto de casos de plágio de trabalhos acadêmicos inteiros ou parciais por estudantes. Por isso, existe uma série de normas da ABNT para que os estudantes possam identificar e creditar os trechos do seu trabalho que sejam citações dos trabalhos de outras pessoas.

Por isso, foram desenvolvidos vários softwares com a habilidade de detectar plágio, tanto na Internet on-line ou utilizando-se de uma base de dados para tal. 
 

O significado de Plágio está na categoria Significados