Significado de Planalto

O que é Planalto

Planalto é um substantivo masculino que significa uma superfície plana com relevo constituído por áreas elevadas com o cume mais ou menos nivelado, normalmente sendo entalhado por vales, o que pressupõe certa altitude. Os planaltos também podem ser considerados planícies que estão no alto de montes, sendo que tal nivelamento do cume dá-se ao longo de centenas a milhares anos. Algumas pessoas costumam chamar planaltos de platôs, o que também está correto. No idioma inglês, a palavra planalto é escrita como plateau.

Planalto Central

Trata-se da designação atribuída ao grande platô brasileiro que tem sua extensão territorial desde o Distrito Federal, pelo estado de Goiás e chegando até parte do estado de Minas Gerais, do Tocantins, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. O Planalto Central possui um gigantesco potencial energético por meio da grande quantidade de água corrente (e uma grande quantidade de rios), principalmente do rio Araguaia e do rio Tocantins.

Tal fato possibilita a utilização proveitosa da energia hidrelétrica. Além disso, a região do Planalto Central possui diversos ecossistemas, tal como a mata atlântica, os campos de altitude e o cerrado. A Chapada dos Veadeiros pertencente ao estado de Goiás é o ponto mais alto do Planalto Central, contando com 1.676m e foi tombada como patrimônio mundial do Brasil no ano de 2001.

Em razão de sua estabilidade e facilidade de estruturação arquitetônica e de engenharia, o Planalto Central foi a região brasileira escolhida para abrigar a construção da nova capital brasileira, a cidade de Brasília, na década de 1960.

Planalto e Planície

Os planaltos como já observados são superfícies planas que se encontram no cume dos montes e grandes elevações. As planícies por sua vez, caracterizam-se por serem superfícies de caráter totalmente plano e que possuam pouca variação de altitude. As planícies em sua maior parte são compostas pelas rochas sedimentares e encontram-se no nível do mar, diferentemente dos planaltos que são elevados. Um exemplo de planície é Planície Litorânea.

Palácio do Planalto

Palácio do Planalto é o nome oficial dado ao Palácio dos Despachos da Presidência do Brasil e é onde se encontra o gabinete presidencial, responsável por assessorar o presidente da república. O edifício além de abrigar os despachos e o gabinete presidencial também comporta a Casa Civil, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e a Secretaria Geral.

A sede do governo brasileiro teve a sua construção iniciada no dia 10 de julho de 1958 e foi desenvolvido arquitetonicamente pelo ilustre arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e calculado estruturalmente pelo engenheiro Joaquim Cardoso, tendo sido inaugurado oficialmente na data de 21 de abril de 1960. Tal iniciativa partiu do ex-presidente da república Juscelino Kubitschek. O palácio do planalto é de fato a sede do poder executivo e do Governo Federal.

O significado de Planalto está na categoria Significados