Significado de Platônico

O que é Platônico

Platônico é um adjetivo que deriva de Platonicus (uma expressão da língua latina) e também é utilizado para se referir ao nome do filósofo e matemático grego Platão. O termo platônico é empregado para fazer menção a coisas de caráter material ou idealizadas como os tipos de relações e os sentimentos.

Platão, fundador da Academia de Atenas, foi aluno de Sócrates e professor de Aristóteles. Ele é um dos filósofos gregos mais estudados e conhecidos até os dias de hoje, principalmente por sua obra ter permanecido viva e intacta por mais de 2400 anos.

Filosofia platônica

Platão desenvolveu uma teoria filosófica chamada de Teoria sobre as Ideias, Teoria das Ideias ou Teoria das Formas. De acordo com ele, o mundo é dividido em duas metades, sendo elas:

  • O Mundo das Ideias.
  • E o Mundo Sensível.

O mundo das Ideias, segundo Platão, é aquele onde tudo é perfeito e belo, enquanto que o Mundo Sensível é tido como a realidade em que as pessoas vivem, ou seja, é uma cópia imperfeita do primeiro onde existe somente uma percepção parcial das coisas através dos sentidos.

Popularmente, o termo platônico é aplicado àquele amor que vai se desenvolvendo a partir de uma imaginação ou de um ideal, sem que haja qualquer desejo sexual ou material. Sendo assim, a expressão platônico pode também ter o significado de algo casto, puro ou ideal.

Amor platônico significado

O amor platônico é aquele em que o indivíduo nutre carinho e afeto por outro e é motivado pela sua personalidade, talentos e caráter. Normalmente, esse tipo de amor não é correspondido, vez que quem ama opta por não revelar seus sentimentos e assim a pessoa amada não toma conhecimento dessa afeição.

Platônico recíproco

O amor platônico é o amor em sua essência na forma mais pura e menos interdependente. O que sustenta esse tipo de amor é o “sonho de amar” esse mesmo amor.

Já o amor recíproco é fruto do desenvolvimento de uma relação fundamentada pelo cotidiano. Esse amor é assegurado por vários elementos que o relacionamento concretamente sustenta.

Platônico livro

Platônico é o nome de um livro da autora A. L. Savioli. Na obra, um narrador misterioso fala tudo a respeito de uma conturbada história de um professor casado chamado Henrique que, após cometer um simples erro, mudou toda trajetória de sua vida.

O livro fala de um amor que nasceu platônico, mas que com o tempo foi amadurecendo e se transformou em algo mais.

Fake Number – Platônico/platônico fake number

Fake Number é o nome de uma banda que lançou uma canção intitulada de “Platônico” em seu primeiro álbum lançado em 2007. Essa música também está presente no álbum “Fake Number” de 2010 e fala sobre um caso de uma pessoa que sente amor platônico por outra.

Fake Number é uma banda do gênero pop punk formada em 2006 em São Paulo na cidade de Lorena. Composta pelo guitarrista Pinguim, baterista André Mattera e vocalista Elektra da Camila Prado a banda encerrou suas atividades em 2014.

Platônico ou pode ser – Andread Jó

Em 2005, o cantor, arranjador e compositor Andread Jó, lançou a música “Platônico ou pode ser” que faz parte do álbum “Força”. Andread é um fortalezense de música reggae cearense que iniciou sua carreira musical aos 15 anos.

Esse foi um trabalho voltado para a adoração a Deus, já que no ano de 2004 Andread Jó se converteu ao cristianismo. A música “Platônico ou pode ser” fala da tentativa de amar novamente e ansiosamente saber se o sentimento é ou não platônico.

O significado de Platônico está na categoria Significados