Significado de Poder

O que é Poder

Poder é um verbo transitivo direto de origem latina (possum) e que tem como significado o mesmo que direito de deliberar, ter energia e força para agir, mandar, arriscar e expor. Aquilo que é dotado de poder, a pessoa que detém o domínio de algo exerce a sua autoridade, pois o termo denota superioridade e soberania.

Os sinônimos de poder são: aptidão, comando, governo, jurisdição, potência, prestígio, faculdade, habilidade, posse e mandato. Desta forma, uma pessoa pode exercer de várias formas o seu poder sobre algo ou alguém como, por exemplo, possuir uma habilidade específica que o faz vencer outro em uma batalha (força física).

Um líder religioso manifesta o seu poder quando influencia seguidores e fieis para realizar ou não alguma coisa. Um político demonstra o seu poder quando consegue, dentre outras situações, obter a aprovação de um projeto de lei de sua autoria.

A palavra poder é, para tanto, associada e estudada pela Sociologia e Economia onde se percebe a sua extensão quando se tem um governo subjugado ao outro e suas prováveis consequências.

Para teóricos como o socialista e economista alemão Max Weber (1864 – 1920), o poder exercido é uma forma de vontade imposta sobre um tipo de relação social, ainda que a parte sofrida por tal força ofereça, em troca, resistência.

Já para o filósofo francês Michel Foucault (1926 – 1984) em sua célebre obra Microfísica do Poder apresenta, como fruto de sua importante observação e reflexão, que o poder é exercido no dia a dia em várias instancias, tanto em grandes, quanto em pequenos grupos sociais.

Poder Judiciário

A política brasileira é sistematizada sobre três tipos de poderes, que são separados entre si e deve atuar de modo autônomo, harmônico, ético e independente, como modelo baseado no conceito de descentralização política defendido pelo filósofo francês Montesquieu (1689 – 1755).

Deste modo, os três poderes sediados na capital federal, Brasília, são os seguintes: Poder Judiciário, Executivo e Legislativo.

O Poder Judiciário ou Judicial administra a justiça na sociedade, através de leis e normas. É constituído por ministros, desembargadores, juízes e promotores. É subdivido nos seguintes órgãos: Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunais Regionais Federais, Tribunais do Trabalho, Eleitorais e Militares.

Poder Executivo

O Poder Executivo é aquele onde se governa para o povo com a administração dos interesses públicos. O chefe do Executivo é o Presidente da República, o qual é eleito pelo povo e deve cumprir a Constituição do seu país.

No sistema presidencialista brasileiro, há três esferas deste modelo de Poder, a saber: o Poder Executivo Federal (exercido pelo Presidente da República), o Poder Executivo Estadual (exercido pelo Governador de cada estado) e o Poder Executivo Municipal (exercido pelo Prefeito de cada município).

Poder Legislativo

O Poder Legislativo é aquele a que lhe é atribuído à elaboração das leis e os seus representantes são igualmente eleitos pelo povo em eleições. Também possui três importantes esferas: a Câmara dos Deputados (federais ou estaduais que representam os interesses do povo), Senado Federal (que representa os estados brasileiros) e a Câmara de Vereadores (que representa o interesse da população de uma cidade).

O significado de Poder está na categoria Significados