Significado de Poia

O que é Poia

Poia é uma palavra que pode aparecer com significados distintos, podendo significar uma pessoa indolente, um tipo de tributo em forma de pão ou excremento.

O termo poia pode ser um adjetivo feminino que qualifica uma mulher preguiçosa, indolente, pouco interessada no trabalho e mais voltada para o lazer e a diversão. Ao mesmo tempo poia pode significar uma mulher com um raciocínio lento, molenga, insegura, idiota, ignorante ou mesmo inocente e ingênua. Poia pode ser usado tanto com um sentido lúdico e jocoso como também pode ser usada e um sentido pejorativo.

O termo poia ficou popular no Brasil graças a uma personagem do programa A Diarista da TV Globo, que constantemente utilizava o termo com o sentido de mulher preguiçosa e indolente, ou ingênua e inocente. Solineuza era a melhor amiga de Marinete, a diarista, que constantemente perdia a paciência com o comportamento e a conversa fiada da amiga e a chamava de “poia”.

Poia é também como é conhecido um pão ou bolo de trigo que era dado à forneira ou ao forneiro como pagamento de alguma coisa ou um azeite dado ao lagareiro. Uma outra utilização para o termo poia era o nome do tributo pago para o construtor de um forno de pão.

Um outro sentido para o termo poia é como sinônimo de excremento ou grande quantidade de excremento. Uma certa quantidade de fezes encontradas no chão podem ser chamadas de poia.

O significado de Poia está na categoria Significados