Significado de Poliamor

O que é Poliamor

Poliamor é um substantivo masculino. O termo veio da junção do Grego polys, que significa “vários, muitos”, mais a palavra amor, que vem do Latim amor, que que quer dizer, obviamente, “amor” (sua base vem da Indo-Europeia am-, que também foi responsável pela formação do termo “mãe”).

O significado de Poliamor se refere ao modelo de relacionamento entre três ou mais pessoas ao mesmo tempo e com o conhecimento de todos os envolvidos.

Isso quer dizer que o Poliamor é um tipo de relação amorosa em que uma pessoa mantém um relacionamento com mais de um parceiro ao mesmo tempo, sendo que isto é aceito por todos os que estão envolvidos.

O movimento do Poliamor ganhou mais espaço na medida que a manifestação da liberdade sexual adquiriu força – baseando-se na ideia da poligamia (prática proibida no Brasil, mas aceita em algumas culturas onde um homem pode se casar com mais de uma mulher, como é o caso da Nigéria), mas tendo uma diferença clara, tanto entre esta prática como a própria monogamia (relação exclusiva entre duas pessoas, sem envolvimento com outros parceiros afetivos ou sexuais fora do relacionamento): o Poliamor está relacionado com o princípio da afetividade.

Ou seja, o Poliamor prega o amor acima de qualquer padrão, credo ou costume.

O conceito do poliamor foi definido no glossário de terminologia relacional de um evento em Berkeley, nos Estados Unidos, em 1990.

Há um documentário brasileiro lançado em 2010, chamado Poliamor, do diretor José Agripino, que apresenta entrevistas com pessoas que optaram por relacionamentos amorosos com mais de uma pessoa.

Poliamor é o nome de uma canção do músico Pernambuco Filipe Barros.

Formas de poliamor

O poliamor pode ser praticado de distintas formas, conforme aqueles que fazem parte deste tipo de relacionamento, levando-se em conta que todos os envolvidos estejam de acordo com as regras definidas.

São estas as formas:

  • Poligamia: como comentado anteriormente, é um tipo de relacionamento que aborda os laços matrimoniais entre uma pessoa com outras ao mesmo tempo, com o conhecimento dos envolvidos,
  • Polifidelidade: expressão que indica o envolvimento de diversos relacionamentos amorosos e sexuais, porém somente existente entre as pessoas que pertentem a este “grupo”,
  • Relações de grupo: os poliamorosos se veem como parte de uma mesma família,
  • Relacionamento Mono-Poli: é aquela forma de poliamor onde um dos parceiros mantém-se como monogâmico, porém aceita que o seu companheiro tenha relacionamentos poligâmicos, ou seja, que possa ter relações externas.

Poliamor e Pansexualidade

Poliamor e pansexualidade são dois termos diferentes, embora haja muita confusão entre ambos, considerando-os sinônimos.

Enquanto que o poliamor é conceituado como uma prática de ter mais do que um relacionamento amoroso e sexual, baseando-se não somente na orientação sexual, mas sim no lado afetivo da relação, a pansexualidade é caracterizada como um tipo de orientação sexual.

Uma pessoa pansexual se sente atraída emocional e/ou sexualmente por outras pessoas de qualquer identidade de gênero ou sexo, isto é, ela “gosta de todo mundo”, sem qualquer tipo de preconceito.

O significado de Poliamor está na categoria Significados