Significado de Política

O que é Política

Política é um substantivo feminino com origem na palavra grega politiká, derivação do termo polis (cidades-estados na Grécia Antiga), que significa “aquilo que é público”.

Política também pode ser um adjetivo, feminino de político.

Significado de Política

Em relação ao conceito de polis, pode-se contextualizar política como a ciência da governação de uma Nação ou Estado, bem como servir para manter interesses compatíveis de negociação.

A política nasceu da ideia de estudar e aplicar as melhores maneiras de administrar uma polis, ou seja, era a arte de governar.

Em um sentido mais abrangente, a palavra política pode ser aplicada como um conjunto de normas e regras de uma instituição. Um exemplo é a política de uma organização: a maioria possui uma política de trabalho que envolve sua visão, missão, valores e compromissos, além, é claro, de alguns pontos específicos – como é o caso de políticas de contratação diferenciadas.

Dessa mesma ideia, tem-se as políticas da escola, da família, do condomínio, entre outros. Qualquer forma de empreender alguma coisa ao estabelecer regras e normas é chamada de política.

A ideia original da política, em decidir o que era melhor para uma nação e aplicar na prática, acabou sendo substituída pela ideia da luta pelo poder – característica mais marcante e impactante da política atualmente. Há inúmeros casos de políticos possuírem somente esse intuito – entrar, direta ou indiretamente, na esfera do poder público.

Portanto, podemos definir política – o conceito atual e indireto – como a luta pela obtenção do poder, através de táticas, estratégias e outras artimanhas necessárias para obter poder. Após conquistá-lo, haverá a busca incessante de mantê-lo e expandi-lo.

Ciência política

É um ramo da ciência associada às ciências sociais que aborda e estuda a política e os exercícios que a envolvem. A ciência política é uma forma de atuação de um governo sobre certos temas de cunho social e econômico que são de interesse público, tais como as políticas de segurança, políticas salariais, políticas ambientais, políticas habitacionais e muitas outras.

Sistema político é o nome dado a uma forma de governo que abraça as instituições políticas que governam uma Nação.

Há dois sistemas políticos mais conhecidos: a monarquia e a república. Ambos os sistemas possuem diferenças importantes. Por exemplo, enquanto no Brasil o sistema político é a República Presidencialista, em Portugal é uma República Parlamentarista.

Dentro da ciência política, tem-se a democracia como o tipo de organização política mais popular e valorizada no Ocidente. Na teoria, a democracia tem um governo que atua em prol do bem de todos os cidadãos, com a escolha dos políticos e governantes nas mãos do povo – que votam nos candidatos que mais se aproximam de suas convicções e valores.

Até mesmo em países onde tem-se a democracia como forma mais estabilizada, encontramos o interesse da conquista e manutenção do poder, deixando os interesses da Nação em segundo plano.

A reforma política é um termo que está relacionado com as alterações em leis ou políticas estabelecidas em um país a fim de melhorar o sistema político e eleitoral. No Brasil, por exemplo, as novas propostas são pauta no Congresso Nacional, onde podem ser aceitas ou recusadas.

Políticas públicas

Políticas públicas são ações adotadas pelo Estado com o intuito de atender aos variados setores da sociedade civil. As políticas públicas são realizadas com o apoio de Organizações Não Governamentais (ONGs) e empresas privadas.

Há tipos de políticas públicas:

  • Distributivas – financiadas por orçamento público, que visa beneficiar pequenos grupos ou mesmo indivíduos de diferentes camadas sociais. É o tipo mais comum no Brasil e é desenvolvido pelo Poder Legislativo. Exemplos são as ofertas de serviços para pavimentação de ruas ou mesmo uma doação para deficientes físicos.
  • Redistributivas – age com financiamento em serviços e equipamentos e também na forma de recursos. Esse tipo atinge grande parte da população. Um exemplo são os programas habitacionais para pessoas de baixa renda.
  • Regulatórias – está relacionada com a legislação, normatizando políticas distributivas e redistributivas. Atinge pequenos grupos da sociedade. Um exemplo é a limitação de venda de certos produtos.

Estas podem agir dentro de diversas áreas, como a industrial, institucional, educacional, agrícola e na área de assistência social.

Política monetária

A política monetária é composta por medidas tomadas por autoridades econômicas, tais como o governo ou o Banco Central, com o objetivo de evitar que a moeda (o Real) traga desequilíbrios e garantir referência na economia.

Dessa forma, a política monetária tem como ferramentas a influência psicológica em forma de declarações, orientações e informações para as instituições financeiras, de modo que haja controle da quantidade de moeda existente, as taxas de juro e o crédito.