Significado de Poltergeist

O que é Poltergeist

Poltergeist é uma palavra de origem alemã, cujo significado é “fantasma barulhento” já que “polter” é o mesmo que barulho ou desordem e “geist” significa fantasma ou espírito.

Trata-se de um fenômeno sobrenatural estudado, principalmente, pela parapsicologia que é uma área que investiga os fenômenos psíquicos e paranormais.

O fenômeno é caracterizado pela movimentação invisível de objetos inanimados, assim como o surgimento e o desaparecimento dos mesmos, além de emissão de sons que não se consegue identificar a sua origem e luzes que ficam piscando de maneira intermitente, quando não, ligam e desligam sozinhas. Em outras palavras, é a verdadeira ambientação de filmes de terror.

Quando o fenômeno passou a ser percebido, as pessoas e estudiosos pensavam que se tratava de manifestação demoníaca ou prática de bruxaria, mas a partir do século XIX, as observações apontaram como causa de ocorrência do Poltergeist a forte influência perturbadora de espíritos.

Entretanto, nos últimos tempos, os investigadores ou parapsicólogos passaram a acreditar que a ocorrência do fenômeno, geralmente temporária, é parte provocada por um agente vivo como as meninas em fase de adolescência que possuem às vezes, de modo inconsciente, alguma faculdade ou poder psíquico.

Deste modo, hoje o poltergeist é também mencionado como Psicocinesia Recorrente Espontânea já que a ciência observou que, dentre as várias capacidades psíquicas que uma pessoa, mesmo de forma latente possui, uma das mais comuns é a telecinese, que consiste na capacidade de mover os objetos, independente do peso ou tamanho, somente com a força do pensamento.

Algumas hipóteses lançadas relacionam as adolescentes com a telecinesia devido às alterações hormonais típicas desta fase de desenvolvimento em que lançavam no ambiente rajadas de energia acumuladas pelas suas frustrações, anseios e medos contidos.

Poltergeist e Assombração

Como o poltergeist é caracterizado por manifestações físicas efetuadas supostamente por fantasmas e espíritos a maioria das pessoas confunde com assombração e consideram como uma coisa só. Entretanto, para os parapsicólogos existe diferença entre ambos, a qual reside em sua motivação ou origem.

Desta forma, o fenômeno do poltergeist ocorre devido à presença de uma adolescente que provoca as diversas ações do fenômeno de forma inconsciente. Por outro lado, as assombrações são fenômenos que não necessitam de um agente físico para provocar; é somente a influência e interferência permanente de espíritos que, de alguma forma, ainda se encontram presos a locais ou pessoas.

Poltergeist é ainda o titulo do filme escrito por Steven Spielberg em 1982 e ainda teve duas sequências, a saber: Poltergeist II – O outro lado (1986) e Poltergeist III – o Capítulo Final (1988).

O filme basicamente retrata os problemas que uma família enfrenta após o desaparecimento da garota Carol Anne. Eles pedem ajuda de parapsicólogos que se deparam com várias manifestações demoníacas.

O significado de Poltergeist está na categoria Significados