Significado de Pomba Gira

O que é Pomba Gira

Pomba Gira é um termo que é uma corruptela de Pambu Njila, um equivalente ao Exu no candomblé de Angola, o representante feminino desse orixá masculino.

O que é Pomba Gira?

Pomba Gira é o nome dado a essa entidade espiritual da umbanda, que se manifesta nos terreiros através da incorporação em um mediu. A Pomba Gira é uma mensageira, que ajuda na comunicação entre a terra e o mundo dos orixás.

A representação da Pomba Gira no candomblé e na umbanda é de uma mulher sensual, dominadora e independente, que se apresenta sempre através de um médium e que realiza trabalhos espirituais. Os devotos do candomblé e da umbanda vivem pedindo à Pomba Gira conselhos sobre problemas do cotidiano, conselhos sobre problemas amorosos, trabalhos para recuperação de amores perdidos, etc.

No candomblé e na umbanda do Brasil, a figura da Pomba Gira somente apareceu no início do século 20, mostrando a liberação da mulher, liberando-a da submissão e do recato exigidos na época pela sociedade, que era machista e patriarcal.

A Pomba Gira é uma entidade especialista em amores e relacionamentos, sendo proveniente o Trono do Desejo e do Estímulo. Ela também é vista como uma mensageira dos orixás maiores, que são personificações das forças da natureza para os homens, sendo um espírito que teve uma vida sofrida em sua última encarnação e que volta através dos médiuns para sua própria evolução, ajudando outras pessoas.

Em suas incorporações, a Pomba Gira sempre assume nomes diferentes, como Sete Encruzilhadas, Rosa Caveira, Maria Padilha – sendo este o nome mais comum em todo o Brasil.

A umbanda e o candomblé, ramos de uma mesma religião, foram sincretizadas no Brasil através das religiões africadas do Congo e de Angola, trazidas pelos escravos de raça bantu, e tem em seus rituais inúmeros simbolismos. As mudanças que sofreu com o sincretismo trouxeram a Pomba Gira como o arquétipo da mulher liberada, exibicionista e provocante, que está livre de qualquer convenção social.

Para muitos, a Pomba Gira é um espírito relacionado à luxúria, voltada apenas para o que lhe traz prazer, ou seja, lhe agrada todos os prazeres mundanos, é voltada para trazer prazer a quem lhe pede e sempre quer algo em troca, como champagne, rosas, perfumes.

Para os adeptos do candomblé, as Pombas Giras são espíritos de mulheres que, em sua última encarnação foram prostitutas, ou foram mulheres muito ligadas às coisas carnais, transformando-se em entidades espirituais que mantém a obrigação de ajudar as pessoas em seus problemas amorosos, principalmente.

A Pomba Gira, em suas manifestações, sempre gosta de cores vermelho e preto, usando sempre saias rodadas, blusas de rendas, muitos colares, e que adora enfeites, bijuterias e maquiagem.

A Pomba Gira é um contraponto ao Exu, que se apresenta como homem forte e vaidoso de sua força e poder sobre as mulheres, mostrando que as mulheres também podem usar de seu poder para dominar os homens.

O significado de Pomba Gira está na categoria Significados