Significado de População Absoluta

O que é População Absoluta

População absoluta é a quantidade total de habitantes em determinada área. É o número total de habitantes de um lugar, por exemplo, quantas pessoas existem em uma cidade, um estado ou país.

A população absoluta mundial é de 7,2 bilhões de pessoas.

O que é população

População é considerada algum grupo de indivíduos que sejam de igual espécie e que vivem em um determinado lugar.

Demografia é o nome do estudo das características populacionais relativas aos seres humanos.

População absoluta e população relativa

A população relativa, também chamada de densidade demográfica, está relacionada à quantidade total de habitantes em determinado lugar dividido por seu espaço em quilômetros quadrados.

População relativa é o valor de indivíduos dividido pela área em que estão ou, o valor médio da distribuição da população total pelo local, enquanto a população absoluta é a quantidade total de pessoas em um local.

Quando uma área possui uma densidade demográfica grande, chama-se densamente povoado, e quando tem baixa densidade chama-se pouco povoado.

População absoluta e relativa do Brasil

O Brasil possui uma população absoluta de 202.768.562 de habitantes, de acordo com uma estimativa do IBGE feita em 2014, ficando em quinta posição como o país mais populoso do mundo.

Em 2010, de acordo com informações do Censo Demográfico, que foi feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população absoluta do Brasil era de 190.755.799 habitantes. O que mostra um aumento significativo do ano de 2010 a 2014.

A população do Brasil está desigualmente espalhada pelo território, por haver regiões muito povoadas e outras com menor densidade demográfica. A população brasileira está em número maior, reunida na Região Sudeste, com 80.364.410 habitantes.

O Nordeste do Brasil acomoda cerca de 53.081.950 habitantes, enquanto o Sul abriga aproximadamente 27,3 milhões.

As regiões com menor concentração de habitantes é a região Norte, que tem 15.864.454, e também o centro-oeste, com cerca de 14 milhões de habitantes.

A população no Brasil está alastrada em uma área bastante extensa, que tem 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Por conta disso, a população relativa do Brasil é acanhada, com aproximadamente 22,4 hab./km². Essa informação qualifica o Brasil como um país pouco povoado, embora seja populoso pela quantidade da população absoluta.

População absoluta da China

A China, também chamada por República Popular da China, é considerada o maior país da região da Ásia Oriental.

China é um país muito conhecido por ser o mais populoso do mundo, e tem mais de 1,36 bilhão de pessoas, que equivale à cerca um quinto da população do planeta.

É um país constituído por 56 grupos de etnias diferentes, que são: o povo Han que corresponde a 91,02% do total da população chinesa, e os outros 55 grupos étnicos ficam em minorias e fazem parte dos 8,98% que ficam.

População absoluta do Canadá

A população do Canadá é constituída por uma muito alta porcentagem de descendentes dos grupos que formaram o país, britânico e francês.

O Canadá faz parte de grande área da América do Norte e se distende até o leste do oceano Atlântico e a oeste do Oceano Pacífico. Ao norte o Canadá é restrito pelo Oceano Ártico.

Sua população absoluta está avaliada em 35,7 milhões de habitantes, formado por 39% de britânicos, 27% de franceses, 23,5 de europeus e grupos étnicos autóctones fazem parte de 2% e os 8,5% por outros grupos diversos.

O significado de População Absoluta está na categoria Significados