Significado de Possibilidade

O que é Possibilidade

Possibilidade é um substantivo feminino que dá nome a algo que pode ser ou acontecer ou algo que é possível.

No plural, o significado do substantivo muda para “bens, posses e capacidade”. Por exemplo, "Francisco vem de uma família humilde e com poucas possibilidades", significa que a família de Francisco tem poucas posses.

Os sinônimos de possibilidade são: chance, oportunidade, esperança, eventualidade, viabilidade, probabilidade e perspectiva. Já o antônimo de possibilidade é impossibilidade.

A palavra também é aplicada ao estudo das possibilidades matemáticas que está diretamente ligada à análise combinatória, ou seja, à combinação de elementos para se analisar o número total de possibilidades.

Esse estudo é extremamente importante na Matemática e também é aplicado na biologia molecular, na estatística, na programação de computadores, entre outros campos de estudo.

Possibilidade Jurídica do Pedido

Em Direito, a Possibilidade Jurídica do Pedido é uma das três condições da ação, que é o direito de exigir do Estado a solução de um conflito.

Essas três condições estão presentes no processo civil e no processo penal e são elas:

  1. Possibilidade Jurídica do Pedido;
  2. Interesse de Agir;
  3. Legitimidade das Partes.

A Possibilidade Jurídica do Pedido é especificamente a admissibilidade do provimento requerido, de acordo com as normas jurídicas nacionais.

Ela ocorre sempre que não há nenhuma proibição da lei, caso contrário, se torna um pedido juridicamente impossível. Um exemplo desse último é a cobrança de uma dívida de jogo, ao passo que é proibida por lei, conforme o Código Civil.

O significado de Possibilidade está na categoria Significados