Significado de Postulado

O que é Postulado

Postulado é um substantivo masculino que pode ser entendido como sinônimo de premissa, axioma ou hipótese.

Quando o postulado é entendido como sinônimo de premissa, o termo significa um raciocínio ou construção lógica que serve de ponto de partida para outros raciocínios ou construções lógicas mais complexas. Assim, um postulado pode ser compreendido como princípio teórico que, apesar de não estar comprovado, é aceito como verdadeiro para que uma elaboração teórica complexa possa ser feita.

Temos que um postulado é então uma afirmação que, apesar de não ter nenhuma prova que a confirme como verdadeira, ela é aceita como verdadeira, pois o conceito de postulado tem implícita em si a ideia de que não precisa ser provado, pois aquilo que afirma é óbvio. Por exemplo, a ideia de que uma linha reta é a menor distância possível entre dois pontos é um postulado.

Com isso, temos que no âmbito da matemática o termo postulado aparece como um raciocínio, que apesar de não ser totalmente evidente e não muito claro, é aceito para que se desenvolvam cálculos, fórmulas ou teses matemáticas a partir dele.

O postulado pode ser ainda algo que apesar de não estar demonstrado, torna-se um consenso a partir do qual uma teoria é construída. Como um consenso, o postulado serve de base ou alicerce para que algo seja deduzido, e que para tanto precisa ser aceito sem objeções ou discussões.

Todo postulado deve apresentar as seguintes características essenciais: deve ser fácil de se compreender, escrito em poucas palavras e de forma simples; deve ser passível de ser combinado com outros postulados sem perder a sua consistência; e deve ser passível de ser usado independentemente.

No âmbito religioso, o termo postulado refere-se ao período de estudos, reflexões e provações por qual passa o noviço, afim de ser admitido numa congregação religiosa para viver uma vida dedicada a fé, a oração e a obra da igreja, como um sacerdote.

Postulado e Axioma

Em alguns casos, postulado e axioma não são sinônimos, mas muitas vezes os termos são usados com o mesmo significado, pois ambos são aceitos sem objeções.

Contudo, na matemática, encontramos casos onde axiomas não são aceitos sem objeções, mas sim aceitos porque depois de serem feitas as devidas objeções, pode-se comprovar a sua perfeita adequação à lógica. Entretanto, no âmbito da engenharia, por exemplo, um axioma, apesar de matemático, pode ser determinado a partir de um ponto de vista pragmático, sendo aceito como um postulado dado os benefícios econômicos ou práticos que ele suscita.

Quando não tidos como sinônimos, axioma e postulado diferem pelo fato de que um axioma contem em si mesmo a evidência que o comprova, e por isso não requer demonstração, sendo, portanto, fruto da lógica pura.

Postulado Contábil

Na contabilidade, os postulados contábeis são tidos como os pilares fundamentais sob os quais se assentam toda a sua teoria. Os dois postulados da contabilidade são o Postulado da Entidade e o Postulado da Continuidade, o primeiro afirma que o patrimônio é o objetivo da Contabilidade e seu foco deve ser a pessoa jurídica e o segundo afirma que as atividades contábeis devem supor que a entidade nunca terá fim.

O significado de Postulado está na categoria Significados