Significado de Pragmático

O que é Pragmático

Pragmático é um adjetivo que chega até a língua portuguesa como uma forma importada e adaptada do adjetivo inglês pragmatic. Outra origem para a palavra pragmático remonta à antiguidade clássica, ao latim pragmaticu e, antes disso, ao grego pragmatikus.

É encarado como sendo pragmático aquilo que é o usual, o prático, o costumeiro, aquilo que é praticado de maneira rotineira ou que faz parte de uma rotina.

O adjetivo pragmático é utilizado para caracterizar o que segue regras e formalidades. Em outras palavras, o pragmático é o que tem relevância de ordem prática, realista, com alvo bem definido, sem rodeios, sem subterfúgios.

Pragmático é um adjetivo derivado de pragmatismo, ou seja, é pragmático aquele que pratica o pragmatismo. O pragmatismo é uma filosofia que teve inicio ao fim do século XIX, nas mãos de um filósofo, um psicólogo e um jurista: Charles Sanders Peirce, William James e Oliver Wendell Holmes Jr.

A doutrina pragmática surgiu se opondo ao intelectualismo. Para aquele que é pragmático, a praticidade é o critério utilizado para definir aquilo que é verdade. A doutrina pragmática ensina que a ideia de um objeto corresponde à somatória de todas as ideias daquele objeto, ou seja, de todos os possíveis efeitos que a ele possam ser atribuídos.

O significado de Pragmático está na categoria Significados