Significado de Pragmatismo

O que é Pragmatismo

Pragmatismo é um substantivo que chega até a língua portuguesa de um substantivo natural da língua inglesa: pragmatism.

O que é pragmatismo

O significado de Pragmatismo está ligado a uma doutrina filosófica criada por volta da segunda metade do século XIX, por Charles Sanders Peirce (1839-1914), por William James (1844-1910) e por Oliver Wendell Holmes Jr (1841-1935). Pierce era filósofo, James era psicólogo e Holmes Jr era um jurista.

A doutrina do pragmatismo é oposta ao do intelectualismo e coloca a praticidade como sendo o critério do que é verdade. A doutrina fundamental do pragmatismo postula que a ideia de um objeto é correspondente à soma das ideias de todos os efeitos imaginários que possam ser atribuídos pelo ser humano a esse objeto, sempre em relação a um efeito prático.

Assim, ser pragmático torna-se sinônimo de ser prático ou realista, de ser alguém que não faz rodeios para chegar até o ponto que deseja, que possui objetivos bastante definidos na vida e que tem a praticidade como sendo o critério para julgar o que é verdadeiro.

O pragmatismo foge da embolação, sem rodeios exagerados que apenas atrasam a chegada do ponto principal, tendo como a ideia de que atos e ideias só podem ser verdadeiros caso posam servir para solucionar problemas de maneira imediata.

O significado de Pragmatismo está na categoria Significados