Significado de Preconceito

O que é Preconceito

Preconceito é o nome que se dá ao juízo pré-concebido que uma determinada pessoa realiza diante de algo ou alguém, seja por palavras, sentimentos ou ações e que não tem fundamento crítico ou lógico.

Trata-se de um tipo de opinião que tem o intuito de desfavorecer ou menosprezar, com traços de generalização apressada, acompanhada de um sentimento de hostilidade. Como a palavra é composta de duas outras (pré + conceito), pode-se dizer que o termo é a ideia primeiro formada com antecipação e que geralmente denota falta de seriedade ou mesmo imparcialidade em seus fundamentos.

O preconceito é um fruto da ignorância e o mesmo pode ser percebido em diversos âmbitos. Em todos eles observa-se a discriminação. Alguns dos seus principais tipos são os seguintes:

  • Racismo – É direcionado às raças, em especial às pessoas negras e se estende aquelas economicamente pobres.
  • Gêneros sexuais – É direcionado à diversidade sexual, principalmente aos homossexuais (Homofobia), aos bissexuais (Bifobia) e aos transsexuais (Transfobia).
  • Gordofobia – É direcionado às pessoas obesas.
  • Preconceito social – Também conhecido como Elitismo. Refere-se à convicção que uma determinada classe ou elite julga ser superior as demais. É comum odiarem os pobres e os considerarem bandidos. Deste modo, são bastante insensíveis às desigualdades sociais.

Por outro lado, pode ocorrer em medida menor, que o pobre acredita que todo rico é explorador e corrupto. Quem detém o poder oprime os demais.

  • Machismo/ Sexismo – A mulher é vista como inferior ao homem, e muitos destes acreditam que elas devem ser-lhes submissas. É um dos tipos de preconceitos mais fortes que existem na sociedade.
  • Preconceito linguístico – Pode estar ligado ao elitismo e/ou ao preconceito social e este tipo é facilmente reconhecido por ser envolto em deboche e ridicularização. As chamadas “pessoas letradas” zombam daquelas que não conseguiram acessar de forma igual a uma boa educação, e por isso mesmo cometem diversos erros durante as suas falas ou no momento de escrever.
  • Preconceito Religioso – Muitas das vezes é citado como intolerância religiosa, uma vez que não há o respeito e reconhecimento por parte de um indivíduo ou grupo religioso da liberdade de crença e culto de outra religião. Um dos exemplos mais comuns no Brasil são as religiões de matriz africana, as quais geralmente sofrem preconceito de grupos e denominações cristãs, muitas das vezes por parte de congregações evangélicas.

Veja também o significado de Discriminação.

Preconceito em obras literárias

Em 2015 foi lançado o livro “Em defesa do preconceito” de Theodore Dalrymple que aborda a importância do preconceito no sentido do surgimento de ideias e ideais de liberdade, para que as ações individuais não sejam restritas e se possa fazer o que se deseja e quando assim o desejar.

“Orgulho e Preconceito” é o título, em português, do romance escrito pela escritora britânica Jane Austen (1775 – 1817), cuja primeira publicação foi realizada em 1813. O romance se passa durante o início do século XIX na sociedade aristocrática inglesa. A obra já ganhou várias versões, inclusive adaptações para o cinema, pois a mesma encanta diversos públicos em diferentes partes do mundo.

Quem planta o preconceito

Trata-se do título de uma música da banda de pop/ reggae brasiliense Natiruts que a gravou no álbum “Nossa Missão”, cujo lançamento foi realizado em 2005. Nesta canção, a letra aborda questões pertinentes e problemas que ligam o preconceito à violência.

O significado de Preconceito está na categoria Significados