Significado de Prepotente

O que é Prepotente

Prepotente é um adjetivo que serve para ambos os gêneros, masculino e feminino. O termo possui origem no latim praepotens, onde prae- significa “à frente” e potens significa “poderoso”, ou seja, praepotens significa “aquele que coloca o seu poder adianta, que o faz sobressair”.

O que é Prepotente:

O significado de Prepotente é uma característica da personalidade humana (tida como uma forma de agressividade), onde refere-se a uma pessoa muito poderosa e influente que, em variadas situações abusa do seu poder e autoridade – que tem como objetivo demonstrar sua superioridade em relação as outras pessoas.

É muito comum notar essa atitude perante hierarquias inferiores ou mesmo com pessoas próximas da pessoa prepotente.

A prepotência também é classificada como arrogância, já que um indivíduo prepotente considera-se superior aos outros indivíduos, e dessa forma as trata de forma desrespeitosa. Nessas mesmas ocasiões ainda é possível apontar como sinônimo de prepotência a brutalidade.

Como antônimos pode-se indicar: benevolente e insignificante, ou seja, uma pessoa que tem poder e não abusa dele ou uma pessoa sem poder, respectivamente.

Para a Psicologia, uma pessoa prepotente é aquela que possui uma imensa necessidade de ser reconhecida, referenciada e – variando a situação – temida.

Grandes ditadores e tiranos têm como característica a prepotência, pois usam o poder para oprimir pessoas que estão sob sua autoridade. Um exemplo muito famoso é de Adolf Hitler – que usava seu poder para dominar e amedrontar seus inimigos e até mesmo seus aliados.

Atualmente, a prepotência é vista como uma maneira de agir e reagir de forma natural, isto é, parecida com um ato impulsivo.

O significado de Prepotente está na categoria Significados