Significado de Prequela

O que é Prequela

Prequela é um neologismo, uma palavra ainda não inserida oficialmente no vernáculo português, sendo proveniente de “prequel”, em inglês, formado por “pre” (antes) e “sequel” (sequência, algo feito após outra coisa).

O que é prequela?

O termo prequela é usado para referir-se a uma obra literária, dramática ou cinematográfica, contendo elementos ambientados num mesmo universo da ficção, descrevendo ou relatando acontecimentos anteriores, com situações ocorridas antes das da obra original, muitas vezes apresentando os mesmos personagens e o mesmo cenário.

A palavra passou a ser usada entre 1970 e 1975, sendo referências a obras apresentadas no cinema, servindo para explicar uma sequência, discorrendo ou não sobre uma mesma trama ou roteiro, explicando muitas vezes conexões entre uma obra e outra que não esteja muito explicada para o entendimento da obra.

Mesmo sendo um conceito recente para obras literárias ou filmes, a prequela sempre existiu no mundo literário. Segundo o Dicionário Oxford de Inglês, o termo, em seu original, “prequel”, surgiu pela primeira vez num artigo de Anthony Boucher, em 1958, tendo sido utilizado para descrever o conto “They Shall Have Stars”, de James Blish, que teve sua expansão a partir de uma história publicada anteriormente, em 1955, intitulada “Earthman Come Home”.

O termo prequela passou a ser mais comum com a saga “Star Wars” que, em 1999 teve o lançamento do Episódio I, “A Ameaça Fantasma, introduzindo histórias que tiveram início no Episódio IV, “Uma Nova Esperança”, que havia sido lançado em 1977.

Bons exemplos de prequela são os três episódios, juntando os dois já citados com o “Episódio III: A Vingança dos Sith”, que são prequelas dos episódios IV, V e VI, lançados nas décadas de 1970 e 1980.

Mesmo tendo sido lançados muitos anos depois daqueles episódios, as prequelas são as histórias que ocorreram antes do que acontece nos primeiros filmes. Assim, para se ter uma noção exata dos acontecimentos, em sequência, o fã de Star Wars deve assistir os filmes seguindo os episódios e não a data de lançamento.

Mais um exemplo, também no cinema, de prequela, é a trilogia “O Hobbit”, que é uma prequela de outra trilogia, “O Senhor dos Anéis”.

Trata-se de um fato recorrente, principalmente no cinema: quando um filme tem boa aceitação pública, os diretores e os estúdios resolvem criar prequelas, explicando eventos importantes, que tenham ocorrido antes dos eventos narrados no filme.

A aplicação de prequela também pode ser vista no filme de 1973, “O Exorcista”, para o qual foram criadas duas prequelas.

J.K. Rowling, a autora de “Harry Potter”, também escreveu uma prequela de sua obra, contando uma aventura de James Potter e de Sirius Black, lançada depois de Harry Potter, mas com eventos anteriores ao nascimento do mago. A obra literária foi vendida num leilão, em 2008, por 25 mil libras esterlinas.

O significado de Prequela está na categoria Significados