Significado de Presente

O que é Presente

Presente é o mesmo que agora. Presente é um termo que designa o tempo que é, o momento atual, aquilo que se dá neste instante, nem antes e nem depois, nem no passado e nem no futuro.

O Que é Presente

Contudo, além de significar o tempo atual ou agora, o significado do termo presente também pode apresentar acepções distintas.

Podemos assim dizer que presente pode ser uma palavra que se refere àquele ou àquilo que consta, que faz parte, que se encontra em dado momento ou situação. Por exemplo, podemos dizer que fulano não é um pai muito presente ou podemos notar que o aluno responde “presente” à sua professora quando está chama seu nome para que esta saiba que ele está ali.

Uma acepção também bastante comum do termo presente é aquela em que este é usado como sinônimo do que é dado ou dádiva. Assim temos que quando alguém dá a outra pessoa algo, está lhe dando um presente, especialmente quando o ato de dar acontece em uma ocasião especial, ou quando o presente é algo que teve algum custo para que fosse adquirido. Desse modo, temos o presente de natal, o presente de aniversário, presente de páscoa, presente de casamento e assim por diante.

Como sinônimo de dádiva o termo presente pode aparecer, por exemplo, quando se diz que a beleza de uma garota é uma dádiva de Deus, ou seja, que a beleza da garota é um presente dado por Deus.

Presente como Tempo Verbal

Do ponto de vista da gramática, presente é um tempo verbal que indica que determinada ação se dá no momento em que se fala ou escreve. Assim, por exemplo, quando alguém diz “eu preciso de uma ajuda” expressa a necessidade de uma ajuda agora, no atual momento, no presente.

O significado de Presente está na categoria Significados