Significado de Pressuposto

O que é Pressuposto

Pressuposto pode ser classificado gramaticalmente como um adjetivo ou substantivo masculino.

O vocábulo pressuposto diz respeito a algo que se pressupõe, o que se pode calcular de forma adiantada, aquilo que se supõe antecipadamente (pré + supor). Fazer uma pressuposição, por exemplo, é lançar uma hipótese ou uma suposição de forma adiantada. Pressuposto também pode ser relacionado a um propósito, um plano ou umpretexto.

Pressupostos também são ideias que não foram expressas de maneira explícita, mas que podem ser entendidas a partir de um contexto, utilizando-se de certas palavras ou expressões.

Podemos dizer que uma informação pode ser ponderada como pressuposta quando outro enunciado depende dessa informação para fazer algum sentido. Como exemplo veja a frase seguinte:

>Passei o Réveillon trabalhando, mas foi bom.

Observe que nesta frase podemos ter algumas informações explícitas, como eu passei o Réveillontrabalhando, mas isso foi bom.

Então qual é a informação pressuposta nesse exemplo? A conjunção adversativa, MAS demonstra que trabalhar no Réveillon não é muito comum e nem tão bom assim.

Outros exemplos de frases pressupostas:

>Os professores ainda não receberam o 13º salário este ano.

Pressuposto: Os professores não receberam o 13º salário até o momento, mas há a possibilidade de receberem.

>Carlos parou de comer doces.

Pressuposto: Carlos costumava comer doces.

Observe que nos pressupostos as informações não estão explícitas, mas podem ser entendidas a partir do contexto em que a frase foi dita.

Pressuposto e Subentendido

Normalmente em um diálogo ou frase é muito comum o uso de pressupostos e subentendidos. Para diferenciá-los devemos nos ater as seguintes especificações:

  • Pressuposto: Não estão explícitos no enunciado ou na frase, mas podem ser entendidos, pois apresentam ideias claras devido à presença de palavras ou expressões contidas no enunciado. Ou seja, a informação pode ser presumida.
  • Subentendido: São ideias insinuadas dentro de um enunciado, elas não estão colocadas de maneira clara. Precisamos levar em consideração o contexto para entendermos tal enunciado. O que está subentendido depende da interpretação que cada um pode fazer de acordo com as informações que são fornecidas pelo interlocutor.

Vejamos alguns exemplos de informações subentendidas:

>Querido, leve uma blusa de frio, por favor!

O que pode estar subentendido nessa frase?

R.: Que o tempo está frio ou que irá fazer frio.

>Você tem algum dinheiro?

O que está subentendido?

R.: Que a pessoa quer pedir dinheiro emprestado ou está querendo oferecer algum dinheiro.

Pressuposto Processual

Em Direito, Pressuposto processual são antecedentes, requisitos, fatos ou circunstâncias necessários para que um processo tenha validade jurídica.  São determinadas condições que são impostas pela lei para que o processo possa ter legitimidade.

Deve-se levar em consideração que o pressuposto processual é um quesito essencial para que haja a constituição e o desenvolvimento de qualquer processo legal.

Podemos citar dentro da área de direito os Pressupostos processuais de Constituição (de existência) e Pressupostos de Validade.

O significado de Pressuposto está na categoria Significados