Significado de Private Equity

O que é Private Equity

Private equity é uma expressão da língua inglesa usada para designar um tipo de fundo de investimento que visa comprar ações de empresas que têm bons rendimentos e que estejam em crescimento vertiginoso. Esse termo traduzido significa “Ativo Privado”.

O que é Private Equity:

O conceito de Fundos de Private Equity, em relação aos dos conhecidos Fundos de ações, é muito distinto. Uma empresa que investe em outra empresa por meio de fundos de private equity não apenas aplica dinheiro no negócio, mas também participa ativamente da administração e gestão dessa empresa.

O foco de quem investe em Private equity é estimular e acelerar o crescimento de empresas que sejam promissoras, levando-as a ingressar na lista de companhias da Bolsa de Valores para realizar transações de compra e vendas de ações.

A empresa que investiu anteriormente em PE (private equity) pode colocar suas ações à venda para que outros investidores possam, também, obter parte daquela empresa, isso a preços muito superiores ao investimento realizado com o PE, dessa forma conseguindo obter um lucro relativamente maior. 

Para conseguir realizar esse tipo de transação, é preciso que uma empresa especializada em gerir negócios com outras companhias por meio do private equity estabeleça um acordo protegendo ambos os lados, tanto os investidores quanto os gestores.

O Fundo de PE surgiu nos Estados Unidos nos anos 1980. No início, esse tipo de operação era realizado somente entre empresas de pequeno e médio porte. Porém, com o tempo, empresas de grande porte e mais sólidas no mercado começaram a investir nessa nova modalidade de negócio.

Private Equity e Venture Capital

Essas duas modalidades de investimentos visam fazer com que as empresas cresçam para que possam ser vendidas em um futuro próximo, obtendo um bom lucro sobre o capital investido.

A expressão Venture Capital significa “capital de risco”. Esse tipo de investimento é um modelo de aplicação voltado para empresas de pequeno porte, empresas promissoras (start-up companies), mas que ainda não estão consolidadas no mercado e não possuem um faturamento que valha a pena investir em PE.

No Brasil, muitos empresários ainda se sentem meio receosos em investir em PE, pois ainda falta muita informação de como se dá o processo e muitos têm medo de perder dinheiro com escolhas erradas.

Mas, segundo especialistas, é justamente em um cenário de crise e escassez que as empresas mais consolidadas devem investir no modelo Private Equity, pois ele pode oferecer grande potencial de ganhos.

Será mais fácil trabalhar e ajudar a gerir uma empresa de médio porte, mas com grande potencial de crescimento no mercado do que entrar em uma grande empresa com uma gestão já consolidada.

Já as empresas que desejam obter investidores para seu negócio por meio da modalidade Private Equity, devem se preparar bem antes para atrair os investidores e parceiros certos e que possam ajudar a transformar sua empresa.

O significado de Private Equity está na categoria Significados