Significado de Proficiência

O que é Proficiência

Proficiência é o substantivo feminino que dá nome ao conhecimento perfeito ou ao total conhecimento sobre um assunto, e à competência, capacidade, habilidade e mestria que um indivíduo possui sobre determinado tema.

A palavra proficiência é muito usada para os testes de idiomas, utilizados por diversas instituições como pré-requisito para que um estudante possa ingressar nos seus estudos.

Um dos mais conhecidos é o teste para obter o Certificado de Proficiência em Inglês, que é o exame de maior nível linguístico para que o indivíduo possa provar seu nível altamente avançado da língua inglesa, sendo um falante não nativo.

Quem consegue essa certificação, em muitos casos, consegue entender e se expressar no idioma inglês ainda melhor do que o próprio falante nativo. Esse certificado é emitido pela Universidade de Cambridge, uma universidade tradicional do Reino Unido, e é aceito para comprovar o pleno domínio do inglês em várias instituições do mundo, inclusive no Brasil.

Outro exemplo é o teste de proficiência em coreano, que é realizado pelo KICE, o instituto coreano de currículo e avaliação, para medir o nível de conhecimento no idioma para falantes não nativos. Esse exame é um pouco diferente e é dividido em três testes que contêm dois níveis cada um, sendo que o último é o nível 5 e 6, que representa maior dificuldade e se inicia com o nível 1 e 2, que é o mais fácil.

Geralmente, o exame de proficiência possui data de validade, logo, um teste uma vez realizado não é válido para a vida toda. Isso ocorre ao passo que o nível de conhecimento de uma pessoa pode diminuir com o passar do tempo, caso não mantenha o nível de estudo e a prática do idioma.

Portanto, regularmente é necessário se aplicar em uma nova prova de proficiência para comprovar os conhecimentos e o prazo para a renovação pode variar de instituição para instituição.

O significado de Proficiência está na categoria Significados