Significado de Profilático

O que é Profilático

Profilático é um adjetivo masculino. O termo é uma junção do Latim pro-, que significa “à frente”, mais o Grego phylássein, que significa “viajar, guardar”.

O significado de Profilático é o que está relacionado a profilaxia, ou seja, o que é preventivo, o que tem a capacidade de prevenir ou atenuar alguma doença ou mal através de tratamentos ou ações.

Profilaxia, assim, é definida como um conjunto de medidas de prevenção em nível populacional.

As ações/medidas profiláticas são aplicadas com um objetivo simples: impedir ou reduzir os riscos de transmissão de uma doença, a fim de proteger a população em relação a ocorrência ou evolução de um fenômeno que desfavoreça a saúde.

A profilaxia pode evitar que haja a introdução de doenças, além do controle destas e o surgimento de novos casos de doenças coexistentes e a diminuição de seus efeitos, quando já não existe maneira de evitá-la.

De todo modo, cabe mencionar que essas ações profiláticas são determinadas através de níveis de prevenção, levando-se em consideração a história da doença com a orientação correta para que se evita qualquer possível e futuro contágio e formas de transmissão. Todas essas ações e medidas profiláticas, na realidade, são correspondentes aos períodos da história natural da doença.

As prevenções podem se dar em ordem primária, secundária e terciária.

Níveis de Prevenção Profiláticas

Na prevenção primária, o conjunto de medidas aplicadas acontece na fase pré-patogênica da doença, ou seja, tem o objetivo de retirar quaisquer fatores que possam provocar a doença, diminuindo assim sua incidência como uma maneira de combatê-la. Ou seja, impede-se que a doença seja introduzida àquele ecossistema e, como consequência, evita-se que ela ataque pessoas ou animais.

São exemplos de ações (que podem ser inespecíficas como específicas):

  • Ações inespecíficas: condições adequadas de habitação ou abrigo, boa alimentação, convívio social ou de densidade populacional, atitudes educativas e de saneamento básico, entre outros,
  • Ações específicas: vacinação e/ou utilização de medicação (profilática) específica.

A prevenção secundária ocorre com a finalidade de identificar e corrigir as fontes de infecção, isto é, quando não há qualquer possibilidade de atuar na prevenção primária, visa-se melhorar a saúde do doente.

Nesse caso, esta prevenção acontece com o diagnóstico precoce e o tratamento apropriado.

Já na prevenção terciária, as ações se aplicam diretamente às consequências da doença, com o intuito de reintegrar o indivíduo à sociedade (reabilitação).

Um exemplo é quando um paciente está com deficiência funcional – o tratamento profilático procurará fazer com que haja recuperação parcial ou total desta pessoa para que ela volte a ter um convívio saudável em sociedade.

Profilático da enxaqueca

O profilático da enxaqueca é uma forma de tratamento que é indicado para pessoas que sofrem com o problema de enxaqueca, de modo que se reduz a frequência e a própria intensidade das dores, pois elas comprometem em demasia a qualidade de vida do paciente.

O tratamento preventivo pode se dar tanto com medicações como métodos profiláticos e terapêuticos, como o caso da acupuntura.

É claro que o tratamento preventivo de enxaqueca não acaba 100% com as crises, sendo necessário o uso de medicações sintomáticas (remédios para a crise em si).

O significado de Profilático está na categoria Significados