Significado de Projeto

O que é Projeto

Projeto é um substantivo que chega até a língua portuguesa como uma forma derivada do particípio passado latino projectu, do verbo projicere, que quer dizer “lançar para frente”. Assim o significado de projeto, de maneira literal, seria: lançado para frente.

Um projeto é uma espécie de plano elaborado para conseguir a realização de algo, mas também pode ser um esboço, uma intenção, um desígnio.

Também pode ser chamado de projeto uma espécie de redação provisória de algo que será mais elaborado no futuro. Por exemplo, projeto de lei é como se chama uma proposta que é apresentada para que, futuramente, seja debatida e possivelmente transformada em lei, dependendo da aprovação.

Em resumo, um projeto é um plano geral de algo. Projetos costumam incluir documentações, instruções, observações, participantes, obrigações, prazos...

O projeto de uma construção, por exemplo, possui os desenhos, as medidas, o orçamento... Já no projeto final da obra é necessário ter os documentos técnicos e também as permissões para que aquela determinada obra possa acontecer.

Também em matéria espiritual podem existir projetos. Assim, na filosofia existencial, é chamado de projeto aquilo para o que o ser humano tem tendência e é da natureza constitutiva do verdadeiro eu de cada um.

Projeto de Pesquisa

Projeto de pesquisa é como se chama um documento que é elaborado e redigido pelo pesquisador, para dar uma ideia do que será a pesquisa.

Projetos de pesquisa contam, minimamente, com itens como introdução, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia, conclusão e bibliografia.

Projeto Social

Um projeto social é um projeto que está voltado para a sociedade, ou seja, é um plano de esforço que conta com a solidariedade dos participantes e busca melhorar diversos aspectos da convivência social.

Em geral, o objetivo de um projeto social é sempre ajudar os que são menos favorecidos ou os que são abertamente discriminados pela população e, muitas vezes, esquecidos pela lei, alvo de preconceitos, desconfianças, julgamentos etc.

Projetos sociais costumam partir de ONGs (organizações não governamentais), ou seja, de organizações formadas por cidadãos comuns, sem qualquer ligação com o governo, sobrevivendo não de subsídios dados pelo governo, mas sim de doações dadas pela população.

As iniciativas e projetos sociais sempre buscam melhorar a cidadania e conscientizar as pessoas para a possibilidade de uma convivência mais pacífica, igualitária e inclusiva.

Muitas igrejas também possuem projetos sociais, como é o caso da Igreja Católica com a Pastoral Presidiária, a Pastoral de Rua e muitas outras.

O significado de Projeto está na categoria Significados