Significado de Promiscuidade

O que é Promiscuidade

Promiscuidade é a qualidade do que é promíscuo. Promiscuidade pode ser entendida como algo que se mistura sem obedecer a uma ordenação, de forma confusa, indistinta, caótica. O que pratica a promiscuidade age fora de uma ordem pré-estabelecida.

O termo promiscuidade pode ser empregado para designar a situação em que diferentes pessoas de diferentes procedências sociais convivem por algum motivo, provocando confusão e desordem. Num sentido semelhante, o termo promiscuidade pode ser usado para designar a convivência confusa entre seres de qualquer espécie em determinado ambiente.

Contudo, o termo promiscuidade está mais ligado a práticas sexuais do que a qualquer outro sentido em que podemos empregar à palavra, e quando o termo é empregado neste sentido ele está ligado à libertinagem e à luxuria.

Assim, o termo promiscuidade pode ser empregado para classificar um relacionamento sexual onde não existem regras e os parceiros fazem o que bem entendem da maneira que preferirem. E por isso muitas vezes promiscuidade está ligada a praticas consideradas imorais pela sociedade, a condutas sexuais consideradas abusivas, ofensivas, perigosas ou repulsivas.

Então, temos que a promiscuidade é um termo que em nossa sociedade é empregado para caracterizar práticas sexuais consideradas anormais, tais como a troca constante de parceiros sexuais, o sexo feito a três, orgias, nudez em público e demais práticas que diferem daquilo que se espera do chamado cidadão de bem.

A promiscuidade no sentido libidinoso tem também um componente perigoso, pois práticas sexuais desregradas facilitam a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, as chamadas DSTs, e entre essas temos a temida AIDS.

Dopamina D4 e a Promiscuidade

Existem alguns estudos que afirmam que a promiscuidade sexual pode estar ligada a uma condição genética. É o caso da teoria que propõe que o receptor da dopamina D4, quando apesenta certas variações, influenciaria o indivíduo em seus comportamentos sexuais, podendo torná-lo uma pessoa com uma tendência a casos extraconjugais e a promiscuidade.

Segundo esses estudos, aqueles que apresentam maiores quantidades de dopamina D4 com esse tipo de alteração seriam pessoas socialmente identificadas como pessoas promiscuas.

O significado de Promiscuidade está na categoria Significados