Significado de Protagonismo

O que é Protagonismo

Protagonismo é um termo originário do latim, onde protos pode ser entendido como primeiro ou principal e agon, pode ser entendido como competidor ou lutador. Assim, etimologicamente, protagonista é o principal lutador, o competidor mais importante.

Podemos entender protagonismo como sendo a atitude de todo aquele que se destaca mais do que os outros em determinada atividade, aquele que mais pesa responsabilidade em dada questão, um líder, uma pessoa muito talentosa, alguém que realizou algum feito notável.

O termo protagonismo é mais utilizado no âmbito da dramaturgia, como referência ao personagem principal de uma peça, novela ou filme. O protagonista é a estrela principal da peça, o herói do filme, o casal romântico da novela.

Nos esportes, o protagonismo é exercido pelo craque do time. No meio empresárial, o protagonismo pode ser o do empreendedor que realiza com sucesso as suas metas ou o líder que mantém sempre motivada sua equipe. Numa banda de rock, o protagonismo geralmente é exercido pelo vocalista, aquele que mais aparece e se destaca nas apresentações ao vivo.

Protagonismo Juvenil

Protagonismo Juvenil é como ficou conhecida a prática pedagógica desenvolvida pelo educador mineiro Antônio Carlos Gomes da Costa. Esta prática é totalmente centrada no jovem, partindo do princípio de que o educando deve participar de todo o processo educativo, desde a sua elaboração até a avaliação dos conteúdos propostos.

Com o protagonismo juvenil, o jovem não se limita a receber as informações do professor e depois a cumprir com determinadas obrigações educativas, como a realização de provas, por exemplo. Neste método educativo, o jovem terá o protagonismo participando de todo o processo, e assim sendo incentivado a se imiscuir mais nos processos sociais e a assumir responsabilidades para com eles.

No protagonismo juvenil, o educando passa de um passivo receptor de conceitos para um ativo produtor de ideias e saberes.

O significado de Protagonismo está na categoria Significados