Significado de Psicodélico

O que é Psicodélico

Psicodélico é um adjetivo e substantivo masculino. O termo teve sua criação em 1956, através do Grego psykhé, que significa “mente” e deloun, que significa “revelar, tornar visível”, de delos, que é “visível, claro”.

O que é Psicodélico:

O significado de Psicodélico é o que causa alucinações ou alterações na percepção. Se refere a uma manifestação da mente que faz com que ocorram mudanças na percepção, produzindo diversos efeitos.

O termo surgiu na mesma década que as drogas alucinógenas começaram a aparecer também, como é o caso do LSD.

Como substantivo, o termo psicodélico designa qualquer substância que causará estas alucinações ou alterações na percepção.

Por extensão, como adjetivo, psicodélico quer dizer o tipo de arte que procura, de certa forma, imitar aquilo que foi criado sob o efeito de alucinógenos. A arte psicodélica, também chamada de psicodelia, foi um movimento que apareceu na década de 60 a partir da contracultura e do estilo hippie – a utilização de drogas psicotrópicas também se refletia na literatura, artes visuais e na música. É muito relacionado às festas raves, que tem o uso de drogas alucinógenas.

Psicodélico também, por extensão, tem como conceito aquilo que se caracteriza pelo excesso de cores, que não respeita os padrões habituais.

Enfim, psicodélico é classificado como um estado psíquico que ocasiona diversas e profundas reações sobre a experiência consciente, isto é, são efeitos e aspectos da mente que não eram conhecidos anteriormente, criando sensações extasiantes e similares ao sonho e a psicose.

Foi graças ao psiquiatra britânico Humphry Osmond que o termo psicodélico ficou conhecido.

O significado de Psicodélico está na categoria Significados