Significado de Psicologia Infantil

O que é Psicologia Infantil

Psicologia infantil é um substantivo feminino. O termo psicologia vem do Grego psykhé, que significa “mente” mais logon, que quer dizer “estudo, tratado”. Infantil é um termo que se deriva de infância, que por sua vez, se origina do Latim infantia, que é formado por in-, que é “não” e fari, que é “falar”.

O que é Psicologia infantil:

O significado de Psicologia infantil é uma das áreas da Psicologia, que tem como função estudar o comportamento infantil, investigando os aspectos físicos, cognitivos, motores, linguísticos, perceptivos, sociais e emocionais – isso desde o nascimento até a adolescência.

Na Psicologia infantil, existem duas questões básicas:

  1. Quais são as variáveis ambientais (por exemplo, o comportamento dos pais) e as características biológicas (por exemplo, as predisposições genéticas) que interagem com o comportamento da criança?
  2. E como essas variáveis se relacionam e como se influenciam?

Pode-se afirmar que a psicanálise e a própria psicologia individual são fundamentais para a Psicologia infantil, desempenhando um papel útil no desenvolvimento da criança e ainda é uma forma de suporte (e orientação) para os pais.

Infelizmente, a grande maioria dos pais pensa que a criança está passando por uma fase e o casal não pensa em procurar um auxílio especializado para entender o que está causando determinados comportamentos, sintomas ou reações.

A observação precoce da mudança no comportamento da criança geralmente é vista pela escola. Se a instituição detectar estas alterações, ela entrará em contato com os pais, recomendando a procura de um psicólogo infantil. Alguns exemplos são:

  • Hiperatividade,
  • Agressividade,
  • Falta de concentração e atenção,
  • Isolamento social,
  • Intolerância.

O psicólogo infantil poderá também servir de auxílio para outras áreas, tais como a pediatria, psiquiatria, atendimentos em família ou em grupo, entre outros.

Vale frisar que a criança não terá, necessariamente, algum transtorno psiquiátrico para ter que procurar um psicólogo infantil por conta da mudança de comportamento. Porém, a ajuda é essencial para o crescimento físico, mental e emocional e, claro, para a adaptação social.

O significado de Psicologia Infantil está na categoria Significados