Significado de Psicose

O que é Psicose

Psicose é o nome que recebe a circunstância psicológica em que o indivíduo perde a capacidade de interpretar e se relacionar com a realidade, percebendo-a de forma distorcida e, ao mesmo tempo, comportando-se de maneira adversa àquela que se espera de uma pessoa mentalmente saudável.

A psicose é assim entendida e definida pela psiquiatria, psicanálise e a psicologia clínica e são basicamente esses campos de saber que se ocupam em estudar e distinguir as características da psicose, bem como propor formas de tratamento para amenizar os seus sintomas e consequências para a vida do indivíduo ou mesmo suprimi-la.

Podemos entender a psicose também se nos remetermos ao nome pelo qual ela é mais popularmente conhecida, ou seja, à loucura. Com isso, temos que a psicose não é um tipo de comportamento estranho único, mas se manifesta de diferentes maneiras e intensidades conforme o indivíduo e a situação.

Em um surto psicótico, ou seja, no momento em que uma pessoa manifesta a sua psicose, podem ocorrer delírios ou alucinações, o pensamento pode ficar desordenado e o indivíduo pode ficar paranoico. Outros sintomas ainda podem incluir muita insônia, comportamento violento, fortes sensações de opressão e angústia, assim como uma grande inquietude que se manifesta através de movimentos físicos. 

Quando uma pessoa manifesta em si algum nível de psicose, ela perde sua capacidade crítica e não consegue reconhecer o quanto o seu comportamento pode parecer esquisito ou bizarro para as pessoas ao seu redor ou para os padrões sociais como um todo. Assim, uma pessoa com psicose em seus momentos de crise dificilmente conseguirá efetuar uma atividade corriqueira e terá problemas para interagir normalmente em sociedade.

Uma pessoa que manifesta algum quadro de psicose pode ser chamada de psicopata, contudo, o termo psicopata é mais comumente usado para indivíduos que não têm a capacidade de nutrir sentimentos por outras pessoas e sentir empatia, vindo a desenvolver comportamentos agressivos e, por vezes, cometer assassinatos.

Na literatura, o personagem mais famoso passível de ser diagnosticado com algum nível de psicose foi Dom Quixote, do clássico da literatura renascentista escrito por Miguel de Cervantes. O livro narra as aventuras de Dom Quixote, um senhor que acreditava ser um grande cavaleiro, lutando com criaturas e inimigos imaginários.

Psicose, Filme de 1960

O nome psicose nos remete também ao clássico do cinema dirigido por Alfred Hitchcock, um dos filmes de suspense mais influentes e conhecidos de todos os tempos. O filme é baseado no livro do escritor Robert Bloch e conta a história de uma garota que depois de roubar o seu patrão vai parar em um remoto hotel de beira de estrada onde coisas estranhas e misteriosas começam a acontecer. O filme recebeu 4 indicações ao Oscar.

O significado de Psicose está na categoria Significados