Significado de Ptialina

O que é Ptialina

Ptialina é um substantivo feminino. O termo vem do Grego ptyalon, que significa “cuspe, saliva”.

O significado de Ptialina é uma enzima digestiva que se encontra na saliva e que é responsável pela atuação sobre as ligações alfa (1-4) dos polissacarídeos de proveniência animal, tal como o glicogênio, ou de origem vegetal, como é o caso do amido. A ptialina irá transformá-los em maltose (dissacarídeos), uma estrutura química mais simples.

Para se ter uma ideia, em 24 horas uma pessoa pode secretar de 1 a 1 litro e meio de saliva – isso mostra a grande importância desta secreção, com o intuito de umedecer e lubrificar o bolo alimentar. Não somente isso, mas a saliva é essencial para o funcionamento de muitos sistemas de um organismo, assim como também é responsável pela proteção ao trato respiratório contra bactérias. 99% da saliva é composta por água, enquanto que esse 1% restante é constituído por substâncias orgânicas e inorgânicas.

A ptialina é chamada também de amilase salivar e é secretada pelas glândulas salivares, em especial na glândula parótida. Sua atuação é mais significativa quando em pH neutro ou levemente alcalino.

Sua função é iniciar a digestão das substâncias na boca, fazendo a “quebra” dessas moléculas e convertendo-as em açúcares menores para facilitar a digestão. A amilase salivar é inibida ao chegar no estômago por conta da acidez do suco gástrico – e o trajeto das substâncias continua, pois serão “quebrados” no intestino delgado graças às amilases do suco pancreático e suco entérico até que eles sejam convertidos em glicose e sejam, assim, consumidos pelo organismo no intestino.

É fundamental que não se confunda a ptialina com a tripsina ou a pepsina. Na área da Bioquímica, onde esses componentes são estudados, a tripsina é uma enzima digestiva produzida no pâncreas, enquanto que a pepsina é produzida nas paredes do estômago.

O significado de Ptialina está na categoria Significados