Significado de Pugnar

O que é Pugnar

Pugnar é um termo que se origina do latim pugnare, palavra que pode ser traduzida como lutar com os punhos, mesma origem do termo pugilista.  Assim, pugnar é um verbo que pode ser entendido como sinônimo de lutar, pelear, combater.

O termo pugnar pode ser entendido tanto como sinônimo de lutar com um oponente fisicamente, como lutar por um objetivo, lutar por seus sonhos ou lutar para se formar na faculdade etc. Desse modo, podemos dizer, por exemplo, que “as manifestações têm como objetivo pugnar pelos direitos trabalhistas”.

Outrossim, pugnar pode ser sinônimo, mesmo que num sentido figurado, de esforçar-se, de empenhar-se por alguma coisa. “A jovem pugnou para completar os seus estudos”, ou ainda, “ele ganha hoje um excelente salário como presidente da empresa, mas para isso ele teve que pugnar muito”.

Do mesmo modo, num sentido figurado, pugnar pode ser sinônimo de defender, de lutar em prol de uma causa ou contra uma outra. “Diante da decisão da reitoria os estudantes decidiram pugnar pelos seus direitos”.

Em um outro sentido figurado, pugnar pode ser sinônimo de disputa, como uma disputa intelectual por exemplo, um debate, uma discussão. Por exemplo: “O João é um grande amigo meu mas é só surgir o tema futebol em nossa conversa que começamos um pugnar que não tem mais fim.”

Podemos observar então que pugnar é um verbo que pode ser classificado de diferentes maneiras conforme for o contexto de sua aplicação, podendo aparecer como verbo intransitivo, verbo intransitivo direto ou ainda como verbo intransitivo indireto.

No âmbito do direito, pugnar é um verbo mais conjugado do que o é para a grande maioria da população, sendo essa uma palavra de caráter mais culto. No universo jurídico, a palavra aparece como sinônimo de defesa, do uso de argumentação e de documentos para comprovar uma tese. É nesse contexto também que aparece a palavra impugnar, que é um ato jurídico que tenta demonstrar que a pugna não tem validade ou apresenta falhas.

O significado de Pugnar está na categoria Significados