Significado de Qualificação profissional

O que é Qualificação profissional

Qualificação Profissional é o nome dado aos conjuntos de atributos e características que um indivíduo possui e acumula para se posicionar e alcançar seu lugar no mercado de trabalho.

Por isso, o significado de Qualificação Profissional é a preparação de uma pessoa a fim de aprimorar suas habilidades e especializando-se para tornar-se um profissional apto a disputar vagas de emprego, ocupar uma vaga e ter capacidade para executar sua função com qualidade e eficiência.

O objetivo principal da qualificação profissional é servir como um complemento da educação formal (seja nível médio, seja nível superior), incorporando conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais e que não foram alcançados através da sala de aula.

Atualmente, a qualificação profissional é vista como um requisito importante para ser bem sucedido, afinal o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. A busca pela colocação profissional não é somente questão de sorte ou mesmo de empenho, mas sim de qualificação. Muitos profissionais da área de recursos humanos afirmam que o diploma superior é visto como uma qualificação mínima – isso quer dizer que a pessoa precisa se especializar mais, investindo em pós-graduações, idiomas, entre outros.

A qualificação profissional não é somente útil para quem busca uma vaga no mercado de trabalho, mas também para quem já está empregado e alimenta oportunidades de crescimento dentro da própria organização, tanto em termos de salários melhores, como promoções para cargos mais altos.

Adquirir e renovar conhecimentos são duas tarefas inevitáveis que compõem o conceito de qualificação profissional. As organizações procuram profissionais que promovam um aumento da produtividade da empresa e que podem contribuir para o desenvolvimento econômico do país.

Cursos de qualificação profissional

Hoje em dia, cursos de idiomas, marketing e computação são os tipos de qualificação profissional mais procurados, embora muitas organizações os considerem como cursos básicos pela alta procura por parte dos profissionais.

Diversas entidades e organizações disponibilizam cursos de qualificação profissional, para auxiliar os alunos a adquirirem competências importantes e desejadas no mercado de trabalho.

Uma maneira muito tradicional é acessando o Portal do Trabalho e Emprego (do Ministério do Trabalho e Emprego) que disponibiliza uma lista de cursos disponíveis em categorias e separados por Estado e cidade.

Pela internet também é possível investir na qualificação profissional através de universidades (tanto nacionais como internacionais) que produzem MOOCs, que significa Massive Open Online Courses, ou seja, Cursos Online Massivos e Abertos – cursos de curta duração, que podem ser assistidos livremente, conforme os horários disponíveis de cada estudante.

Além dessa forma, é possível qualificar-se profissionalmente através das plataformas de cursos online que oferecem cursos gratuitos e pagos.

Ambas as maneiras oferecem certificados (alguns são gratuitos, enquanto outros cobram uma taxa).

O significado de Qualificação profissional está na categoria Significados