Significado de Quão

O que é Quão

Quão é um advérbio, com origem na palavra latina quam (significando intensidade ou quantidade), falada no Império Romano.

O que é Quão?

Como advérbio, quão traz diversas ideias de definição, tais como: quanto, que, como, a que ponto, em que grau. Assim, essas definições são sinônimas de quão.

Além disso, dependendo do contexto gramatical, quão pode ser determinado como uma conjunção.

Ainda como advérbio, quão pode e é utilizado em expressões que procuram enfatizar intensidade, bem como para aumentar a qualidade – destacando adjetivos e advérbios que compõem as frases. Um exemplo é: “Márcio não conseguia explicar quão alegre ficou com a notícia dada por seu irmão!”

Formalmente, quão pode ser usado para realizar comparações, especialmente quando se une ao termo “tão”. Um exemplo é: “Felipe é tão belo quão simpático.”

Na linguagem diária, a palavra quão não é tão utilizada, mas nota-se na linguagem escrita um uso comum em músicas, especialmente de cunho religioso. Um exemplo bem conhecido é o trecho (e nome da música): “Quão grande é o meu Deus”.

Neste exemplo, quão poderia ser substituído facilmente por “que” e “como”, porém, o advérbio intensifica e destaca a grandeza de Deus.

Como quão tem como sinônimo o termo quanto, é necessário saber que enquanto a palavra quão é utilizada antes de adjetivos e advérbios, a palavra quanto é usada antes de substantivos – somente quando sua função não for de advérbio.

Exemplos de frases com o termo Quão

“Quão triste ela ficou com a notícia da morte de seu querido amigo.”

“Essa conversa é tão inútil quão desagradável.”

“Quão pequena é a quantidade de pessoas que tem uma vida plena?”

O significado de Quão está na categoria Significados